Compartilhar

Paraíba Educação

Escola SESI como agente de transformação da educação na Paraíba

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 23 de agosto de 2022


Com unidades em Bayeux, Campina Grande, Patos e Sousa, as Escolas SESI foram planejadas para promover a educação inovadora na qual os estudantes são preparados para aplicar seus conhecimentos práticos através de laboratórios e projetos que desenvolvem diferentes habilidades aprendidas em sala de aula. A experiência tem demonstrado bons resultados educacionais ao Estado. 

A nova Escola SESI é baseada na metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Art and Math) que trabalha ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática de forma transdisciplinar para aplicar o conhecimento científico em soluções de problemas do cotidiano. Complementando o aprendizado, a escola possui projetos e laboratórios para o aprimoramento de habilidades dos alunos além da sala de aula. 

A gerente executiva de Educação do SESI, Katharine Hluchan, explica que a metodologia aplicada “tem como missão garantir a formação integral dos alunos, conduzindo, através de experiências únicas, um aprendizado voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades, promovendo autonomia e preparando para a vida”.

O laboratório de iniciação científica é um dos projetos que engaja o aluno na área acadêmica promovendo soluções através de projetos de pesquisas.  Como resultado das atividades desenvolvidas no laboratório, os alunos da Escola SESI ocupam pódios em feiras e congressos científicos. Outro ponto de destaque é o laboratório de robótica, que faz parte do projeto Intersesi e estimula os estudantes a inovar e criar tecnologias para o mercado de trabalho. No projeto, os alunos se unem em times em prol da tecnologia e tornam-se competidores, planejando e criando robôs com a tecnologia Lego.

A representação da Escola SESI em competições de robótica é marcada por classificações obtidas pelos alunos em cenário regional e nacional. Nos anos de 2021 e 2022 na Olimpíada Brasileira de Robótica, a mais importante competição de robótica da América Latina, a equipe paraibana conquistou medalhas de ouro, prata e bronze. Além disso, os alunos conquistaram ainda o 1º lugar na categoria Core Values da First Lego League no Maranhão, destinada a competição amigável, cujo resultado reforça o papel da Escola SESI no sentido de estimular o aluno quanto ao trabalho em equipe e o progresso coletivo.

Nesse contexto educacional, o progresso coletivo e individual dos alunos também é assistido através do Laboratório ENEM, o qual auxilia os estudantes em áreas nas quais eles precisam se aprimorar e, assim, o laboratório prepara esses jovens para o Exame Nacional do Ensino Médio. 

A média das escolas SESI da Paraíba no ENEM em relação ao cenário nacional sempre se mostrou superior. Em 2016, a média SESI foi de 549 comparado a 515,4 da média nacional; em 2017 as escolas obtiveram média de 572 a 523,1 ao nacional; no ano de 2018, o número foi de 574,4 para 529,6; em 2019 os números das escolas SESI da Paraíba foram continuaram acima em 580 a 524,3; em 2020 a Escola SESI atingiu 588,5 para 521 nacionalmente. Mostrando a proficiência que os alunos conseguem alcançar a cada ano, entre os anos de 2016 a 2020 a média ficou em 572.7, um percentual superior a nota nacional média.

Na edição do primeiro semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deste ano, cerca de 120 alunos da instituição foram aprovados em universidades de todo o país. Arthur Franklin, na época egresso da Escola SESI José de Paiva Gadelha, em Sousa, foi aprovado em 1º lugar no curso de Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Para ele, a escola foi fundamental para o resultado alcançado através do ENEM. “A Escola SESI abriu as portas para uma qualidade maior de ensino e mais especificamente no terceiro ano, onde a gente teve o Lab Enem, que eu acho um projeto muito legal e que ajuda muito. Você consegue resolver as questões de maneira mais dinâmica, unindo isso com o conhecimento dos próprios conteúdos, seu desempenho melhora consideravelmente”, explicou Arthur.


Leia também:


Do total de alunos da Escola SESI aprovados pelo Sisu no primeiro semestre, 58 tiveram aprovação em algum curso de Ciências Exatas, sendo 38% em alguma Engenharia. Esse é um resultado prático dos impactos positivos da metodologia da instituição, que trabalha a Ciência, a Tecnologia, a Engenharia, a Arte e a Matemática, focando o aprendizado a partir da prática e desenvolvendo também habilidades emocionais e comportamentais do indivíduo.

O reconhecimento em feiras científicas, competições de robótica e a proficiência nos resultados do ENEM, tem elevado a busca pelo ingresso nas Escolas SESI. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), as matrículas nas escolas SESI da Paraíba entre 2017 e 2020 subiram 37.7%. Apenas no ano de 2020 (auge da pandemia da Covid-19), o número de matrículas realizadas foi de 14,3% em comparação ao ano anterior, segundo a mesma pesquisa. 


Através de uma proposta pedagógica que proporciona novas possibilidades que vão além do currículo pedagógico, priorizando o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias como também direcionando as carreiras profissionais. Um currículo conectado com as novas tendências educacionais. As atividades garantem competências para profissões do futuro, preparando os alunos para conquistarem premiações e resultados significativos, como também o ingresso nas universidades e mercado de trabalho”, Katharine Hluchan, gerente executiva de Educação da Escola SESI.


Texto/Colaboração: Laura Almeida

Outras Notícias