Compartilhar

Paraíba

A promoção de saúde através do profissional da educação física nas academias SESI

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 31 de agosto de 2022

Nesta quinta-feira, 01, é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física. Entenda o seu papel na promoção da saúde.


Segundo dados da Organização Mundial de Saúde - OMS, o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking de países mais sedentários, e de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, 40,3% da população não pratica nenhum tipo de atividade física. Por isso, o incentivo a hábitos saudáveis de alimentação e a prática de atividades físicas é uma necessidade na realidade brasileira. Nesse sentido, o profissional da educação física age através da atividade física para promover a saúde e o bem estar. 

Ainda de acordo com o IBGE, em 2019, 30,1% dos brasileiros praticam atividade física no nível recomendado pela OMS, ou seja, mais de 150 minutos por semana, um valor maior do qual foi obtido pela mesma pesquisa em 2013 de 22,7%. Com a pandemia, estima-se que esse número cresceu ainda mais, mostrando a crescente também do profissional da educação física na sociedade. 

Na Paraíba, o SESI conta com sete academias distribuídas nas cidades de Bayeux, Campina Grande, João Pessoa, Patos, Rio Tinto e Sousa, das quais duas estão localizadas em Campina Grande. Através delas, o SESI está a serviço da comunidade favorecendo a prática de exercícios físicos com orientação de profissionais qualificados para atender a demanda necessária de cada cidadão. “Em nossos espaços desenvolvemos atividades em prol da saúde e bem-estar das pessoas. O aumento da participação em atividades relacionadas ao movimento físico-esportivo tem crescido, e com isso, a renovação e a busca por ações mais dinâmicas, interativas e sociais têm se tornado imprescindíveis nos nossos ambientes”, explica Kleber Barbosa, gerente de Saúde, Segurança e Promoção da Saúde do SESI/PB. 

Nesse sentido, um dos meios de promoção à saúde da população na instituição é através dos centros de atividades físicas, a exemplo as Academias SESI. Em todo o estado, os centros atendem trabalhadores da indústria, seus dependentes e a toda a comunidade interessada promovendo a educação e hábitos saudáveis com profissionais qualificados para aumentar o rendimento pessoal e físico.

Atualmente, mais de 70 profissionais qualificados desenvolvem suas atividades nas sete Unidades no Estado, realizando atividades como: Ginástica Laboral, Jogos para as empresas, aulas de natação, musculação, ginástica de academia, Spinning, futsal, judô, avaliação física, aeróbica, voleibol, entre outras. “Cuidar, orientar e ser capaz de perceber a necessidade das pessoas em relação ao seu bem-estar, também faz parte das atividades desse profissional, por isso, o SESI tem valorizado essa importante categoria, abrindo suas portas para novas ideias, emprego de tecnologia, que absorve propostas inovadoras neste segmento, que promete crescimento e novos desafios”, explicou Kleber. 

Hivson Souza é um dos instrutores de musculação da Academia SESI da Prata e ressalta a importância do profissional da educação física. “A valorização e o reconhecimento desse profissional nos dias atuais tem sido muito perceptível, seja na área esportiva ou da saúde. Sabe-se que a prática de exercícios físicos promove melhorias a saúde de uma forma geral, por esse motivo, a atuação do profissional de Educação Física tem sua grande parcela de contribuição em todas faixas etárias, seja criança ou idoso, pois o bem-estar físico e mental é pré-requisito para uma boa qualidade de vida”, disse Hivson. .

O papel do educador físico em cada unidade das academias SESI e também com a sociedade é planejar, instruir, auxiliar e acompanhar os praticantes para o desenvolvimento saudável do condicionamento físico, favorecendo a prática de exercícios físicos de acordo com os objetivos individuais.

Para o instrutor Hivson, o papel do profissional do SESI é levar a conscientização sobre saúde física a população: “Sua prioridade sempre será a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida, atuando de forma significativa na saúde física e mental, na prevenção de doenças, assim como na socialização, estimulando um estilo de vida mais ativo e saudável. Neste sentido, alinhando-se com o papel do SESI de gerir a segurança e a saúde no trabalho, a atuação do Profissional de Educação Física torna-se indispensável pela sua importância para melhoria da qualidade de vida de milhares de trabalhadores, seus dependentes e comunidade”, finalizou Hivson.

Conheça as modalidades oferecidas pelas Academias SESI assistidas pelo profissional da educação física:

- Musculação: Nesta modalidade, o praticante terá assistência através de exercícios aeróbicos com o intuito de aumentar a massa muscular e diminuir a massa de gordura no corpo, elevando o desempenho cardiorrespiratório.

- Ginástica de Academia: O instrutor físico acompanha o praticante com atividades que promovam resistência aeróbica, resistência e  força muscular, além de desenvolver a flexibilidade e elasticidade do corpo. 

- Treinamento Funcional: Na modalidade, um plano de exercícios baseados em movimentos do cotidiano serão feitos, como atividades de correr, agachar, levantar, puxar e empurrar para aumentar o equilíbrio de movimentos diários.

- Ciclismo Indoor: O praticante desta modalidade trabalha o exercício muscular nos membros inferiores e a circulação cardiovascular, além da perda rápida de gordura.

- Pilates: A proposta desta modalidade é que o praticante conecte seu corpo e sua mente através de exercícios que melhoram a flexibilidade, auxilia na postura e alivia tensões diárias.

- Hidroginástica: A modalidade é composta por exercícios aeróbicos que são realizados dentro da piscina com o uso de equipamentos e acessórios.Por ser praticado na água, reduz o risco de lesões e o impacto nas articulações.

- Avaliação Física: Além das modalidades, o profissional de educação física realiza em cada praticante uma avaliação das condições de saúde e das condições físicas para determinar quais exercícios e métodos são indicados a serem realizados. 



Para entrar em contato com as unidades da Academia SESI, ligue:

Bayeux - (83) 2108 - 8750

Campina Grande -  Distrito Industrial - (83) 2101-8282

Campina Grande - Prata - (83) 3182-3490

João Pessoa - (83) 2108-8680

Patos - (83) 3421-2688 / (83) 3421-2628

Rio Tinto - (83) 3291-4750

Sousa - (83) 3522-2829


Colaboração/Texto: Laura Almeida

 

Outras Notícias