Alimentação Inteligente: Conheça a receita de sucesso do Projeto SESI Cozinha Brasil

Por Syusk Santos - Campina Grande/PB - Publicado 25 de junho de 2007

Delícias sobre rodas
As cascas de banana, antes jogadas fora, hoje são ingredientes importantes para a produção de um bolo. A macaxeira, alimento de aparência pouco atraente, pode tornar-se um delicioso brigadeiro. E que tal curar aquela gripe, com a mais pura vitamina C, a partir do suco, resultado da mistura do limão, com o maracujá e a folha do couve?

Receitas práticas, baratas, mas de valor nutritivo incalculável.

É assim que o Programa SESI Cozinha Brasil desbrava as comunidades de baixa renda e as indústrias, distribuídas por todo o território nacional, desde o ano de 2005. Uma das 29 unidades-móveis, distribuídas pelo Governo Federal, percorre todo o estado da Paraíba, levando esperança e boa alimentação para a mesa do trabalhador.

A iniciativa transforma caminhões baú em cozinhas escolas, que viram salas de aula, com capacidade para 30 alunos que aprendem educação alimentar, cozinhando. “Logo no primeiro dia de aula, percebemos que os participantes adquiriram, ao longo de anos, maus hábitos, desde a compra e manipulação dos alimentos, até a ingestão. Na prática, gastam muito e comem alimentos industrializados, com excesso de calorias. Uma vez no Cozinha Brasil, cada um descobre que, gastando pouco, é possível alimentar-se bem e de forma saudável”, disse uma das nutricionistas do programa na Paraíba, Patrícia Assunção.

Na prática, o conhecimento levado aos participantes do programa permite um aproveitamento alimentar  30% mais superior que o tradicional. Cascas, talos, folhas e sementes, antes descartados, hoje integram os mais variados cardápios que consistem em comidas regionais e frutas da estação. Ao final de cada curso, os participantes recebem um livro contendo receitas devidamente testadas. “O Programa SESI Cozinha Brasil cumpre com a missão do Serviço Social da Indústria, relacionada à responsabilidade social. A iniciativa trabalha a segurança alimentar e, sobretudo, ressalta o combate à pobreza”, disse a coordenadora do Programa Cozinha Brasil na Paraíba, Conceição Azevedo.

DESTINO -
Baseado no Programa "Alimente-se Bem", do SESI de São Paulo, o Programa SESI Cozinha Brasil segue seu destino em cada estado do país. Na Paraíba, só em 2006, foram capacitados quase 5.200 alunos em 32 municípios. Este ano, o número de alunos já formados chega a 970, em quatro municípios.

Ao chegar no município, a unidade móvel é estacionada em local estratégico e a cozinha-escola é montada para que sejam ministrados dois cursos: Educação Alimentar é o primeiro, com duração de dez horas. Este é o momento de aprender a manipular os alimentos de forma integral. E aí, as experiências são compartilhadas, porque a maioria dos participantes é composta por donas de casa, cozinheiras ou auxiliares e merendeiras.

O segundo curso, talvez o de maior importância, é aquele destinado a profissionais de saúde ou educadores que levam o conhecimento para outros lugares. São os chamados “multiplicadores”. Por isso, devem concluir o curso em maior carga horária, o equivalente a 24 horas.

A procura pelo Cozinha Brasil também é destaque do Programa. Não apenas comunidades carentes, prefeituras e ONG´s, mas também indústrias solicitam os serviços. A Coteminas – indústria têxtil de João Pessoa/PB, com 2.800 colaboradores – foi uma das primeiras empresas a receber o programa em 2007. No local, foram capacitadas quatro turmas, com 35 alunos cada uma, sendo a primeira de multiplicadores, como nutricionistas, supervisores, gerente de fábrica, cozinheiros e auxiliares. “Por duas vezes o Cozinha Brasil esteve em nossa unidade, capacitando quatro turmas. Os resultados podem ser observados a curto, médio e longo prazo. O retorno imediato foi a aceitação do programa e a aplicação das normas de educação alimentar no nosso restaurante. À médio e longo prazos, os resultados serão analisados na família de nossos colabores, a partir da prática da reeducação alimentar, eliminação do desperdício e, portanto, redução do custo familiar”, afirmou o Gerente de Recursos Humanos da Coteminas/João Pessoa, Irã Cosme Pereira.

Reconhecido como um serviço de utilidade pública por vários segmentos da indústria, comércio, governos federal, estadual e municipal, além da própria sociedade, o Programa SESI Cozinha Brasil ainda conta com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Social e Programa Fome Zero.