Compartilhar

Paraíba

Alunos da Escola SESI da PB competirão na etapa nacional da OBR

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 31 de agosto de 2021

A etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica aconteceu no dia 14 de agosto, e 38 equipes da Paraíba competiram, de forma virtual, através do simulador sBotics


Cinco alunos da Escola SESI da Paraíba colocaram em prática os conhecimentos de programação e eletrônica que estudaram em sala de aula, e tiveram um excelente resultado, se classificando na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica e garantindo vaga na fase nacional.

A equipe Gigapotens, da Escola SESI de Bayeux, formada pelos alunos Jonatas Miguel de Sousa Soares e Alexandro de Oliveira Aguiar Filho, o técnico Wendell George, e o mentor Petrônio Gama, se classificou em 2º lugar, na etapa estadual e garantiu vaga na etapa nacional da OBR.

Já a equipe Novos Legonautas, da Escola SESI de Patos, formada pelos alunos Arthur Lilioso Oliveira de Sousa, Diógenes dos Santos Candeia Araújo e Maria Vitória Rangel de Sousa Sales, o técnico Daniel Dantas, e mentor Ítalo Mendes, se classificou em 4º lugar e também estará competindo na próxima etapa.

A etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica aconteceu no dia 14 de agosto, e 38 equipes da Paraíba competiram, de forma virtual, através do simulador sBotics, que é uma plataforma de simulação.

Durante a prova, os alunos utilizam robôs virtuais, em um ambiente simulado, para realizar o resgate de vítimas de uma situação de desastre. O robô deve ser ágil para superar períodos difíceis (redutores de velocidade); transpor caminhos onde a linha não pode ser reconhecida (gaps na linha); desviar de elementos desconhecidos (obstáculos); retornar um percurso sem saída (beco sem saída); subir e descer níveis (rampas e gangorras) para conseguir salvar a(s) vítima(s), (esferas pratas e pretas), transportando-a(s) para uma região segura (área de resgate) onde os humanos já poderão assumir os cuidados.

A etapa nacional da Olimpíada acontecerá entre os dias 11 e 15 de outubro, também em ambiente virtual. A OBR tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos, e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. O evento é destinado a estudantes de escolas pública ou privada, do ensino fundamental, médio ou técnico, em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita, e sem fins lucrativos.

Outras Notícias