Um grupo de 15 alunos que compõe a equipe de Robótica Robossauros, da Escola José de Paiva Gadelha, na cidade de Sousa, iniciou nesta sexta-feira, 11/12, a participação na etapa teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR.
Nesta 1ª fase da modalidade (Nível 5), os alunos do SESI, e de todas as escolas participantes fizeram uma prova teórica, com conteúdos de matemática, natureza, humanas, linguagens e robótica.
Aqueles que obtiverem as melhores notas do estado serão classificados para a 2ª fase que acontecerá no dia 22 de janeiro.
O melhor aluno de cada estado neste nível, que não tenha tido contato anterior com a robótica na prática, será premiado com a participação em um minicurso de robótica que acontecerá durante a Etapa Nacional da Modalidade Prática, cuja data ainda será definida.
Em 2016, a equipe Robossauros conquistou medalha de prata, na etapa regional da OBR, e representou a Paraíba, na etapa Nacional da Olimpíada.
A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem através competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.
A OBR é considerada o maior evento de robótica da América Latina e classifica equipes para a RoboCup, maior evento de robótica do mundo. No ano de 2019 foram mais de 204 mil participantes diretos de todos os Estados Brasileiros com mais de 5000 equipes competindo na modalidade prática no país.
Informações adicionais podem ser obtidas no site: http://www.obr.org.br/o-que-e-a-obr/