Cinco equipes do Serviço Social da Indústria (SESI) do Rio de Janeiro, representando três escolas da rede, foram classificadas para o próximo Torneio Internacional de Robótica (International Tournament Robots – ITR, na sigla em inglês), competição que reunirá estudantes de escolas de todo o mundo.
O resultado nacional saiu, após avaliação dos mais de 4 mil inscritos no Torneio Juvenil de Robótica (TJR), realizado em São Paulo. Participaram da disputa 40 equipes dos Ensinos Fundamental e Médio, de todas as regiões do Brasil. Destas, apenas 14 se classificaram para o Internacional, sendo cinco vagas do SESI/RJ. O desafio será em junho de 2020, na Argentina.
Conquistaram vagas para o ITR as escolas SESI Resende, Santa Cruz e Volta Redonda, únicas participantes fluminenses do torneio nacional. A unidade de Resende, além de ficar em primeiro e segundo lugar na Corrida de Carros Autônomos, saiu com a Medalha Paulo Freire, na modalidade Cabo de Guerra. O sul fluminense teve outro campeão, o SESI Volta Redonda, que foi o número um em Dança de Robôs e ainda levou o terceiro lugar na Corrida de Carro Autônomo. Na capital, o SESI Santa Cruz foi vice-campeão no TJR na modalidade prática de resgate em segundo plano, e recebeu a segunda colocação na parte teórica do Exame Nacional de Tecnologia em Robótica (Enater).
Simone Caires, analista de Educação da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), considera o resultado promissor. De acordo com ela, a oportunidade amplia o conhecimento dos alunos no universo da ciência e tecnologia. Ela também atribui o sucesso ao trabalho dos técnicos, que são os professores da rede, e aos alunos. “Ainda mais gratificante do que o prêmio é oportunizar uma formação global, crítica e transformadora para os sujeitos envolvidos na aprendizagem. Nas etapas de treinamento para as competições, todos os conhecimentos são contemplados, não somente do currículo escolar como também o desenvolvimento das competências socioemocionais e a formação acadêmica, algo muito prezado pelo SESI”, avalia.