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Alunos do SESI garantem vagas em torneio internacional de robótica

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 06 de dezembro de 2019

Cinco equipes do Rio de Janeiro vão participar da disputa

Cinco equipes do Serviço Social da Indústria (SESI) do Rio de Janeiro, representando três escolas da rede, foram classificadas para o próximo Torneio Internacional de Robótica (International Tournament Robots – ITR, na sigla em inglês), competição que reunirá estudantes de escolas de todo o mundo. 

O resultado nacional saiu, após avaliação dos mais de 4 mil inscritos no Torneio Juvenil de Robótica (TJR), realizado em São Paulo. Participaram da disputa 40 equipes dos Ensinos Fundamental e Médio, de todas as regiões do Brasil. Destas, apenas 14 se classificaram para o Internacional, sendo cinco vagas do SESI/RJ. O desafio será em junho de 2020, na Argentina.

Conquistaram vagas para o ITR as escolas SESI Resende, Santa Cruz e Volta Redonda, únicas participantes fluminenses do torneio nacional. A unidade de Resende, além de ficar em primeiro e segundo lugar na Corrida de Carros Autônomos, saiu com a Medalha Paulo Freire, na modalidade Cabo de Guerra. O sul fluminense teve outro campeão, o SESI Volta Redonda, que foi o número um em Dança de Robôs e ainda levou o terceiro lugar na Corrida de Carro Autônomo. Na capital, o SESI Santa Cruz foi vice-campeão no TJR na modalidade prática de resgate em segundo plano, e recebeu a segunda colocação na parte teórica do Exame Nacional de Tecnologia em Robótica (Enater).

Simone Caires, analista de Educação da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), considera o resultado promissor. De acordo com ela, a oportunidade amplia o conhecimento dos alunos no universo da ciência e tecnologia. Ela também atribui o sucesso ao trabalho dos técnicos, que são os professores da rede, e aos alunos. “Ainda mais gratificante do que o prêmio é oportunizar uma formação global, crítica e transformadora para os sujeitos envolvidos na aprendizagem. Nas etapas de treinamento para as competições, todos os conhecimentos são contemplados, não somente do currículo escolar como também o desenvolvimento das competências socioemocionais e a formação acadêmica, algo muito prezado pelo SESI”, avalia. 

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