Paraíba

Avaliação da Saúde e Segurança em Trabalhadores da Indústria é apresentada no Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 21 de setembro de 2023

ASSTI foi apresentada nos dias 19 e 20, no Instituto de Pesquisa e Ensino do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo

Empresários e dirigentes de empresas de diversas partes do Brasil, que participaram do 21º Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida, em São Paulo, tiveram a oportunidade de conhecer a metodologia ASSTI desenvolvida pelo SESI Paraíba.

A apresentação foi realizada pela equipe da Gerência de Saúde e Segurança na Indústria do SESI Paraíba, representada no evento pela coordenadora de Saúde e Segurança na Indústria,  Christiane Costa, pela coordenadora de Projetos e Inovação, Emilanir Maia, pela supervisora de Promoção da Saúde, Giovanna Migarelli, e pela educadora física Izabel Araújo.

A Avaliação da Saúde e Segurança em Trabalhadores da Indústria- ASSTI facilita o planejamento de intervenções corporativas, mediante o monitoramento de 42 indicadores e 3 índices:  Índice Geral de Estilo de Vida – IGEV, Índice de Produtividade – IPRO e o Índice de Percepção de Segurança no Trabalho – IPST. E auxilia empresas no cumprimento do pilar social dos requisitos ESG e confere transparência dos resultados conquistados.

A ASSTI, consiste numa metodologia que permite a coleta e análise de dados, elaboração de relatórios e aplicação dos resultados, por meio de indicadores que serão monitorados e permitirão que o SESI acompanhe índices relacionados ao estilo de vida dos funcionários das empresas, fatores de produtividade e a percepção de segurança no trabalho.

Quem acompanhou a programação do evento foi a gerente do Departamento Nacional do SESI, Gina Marini, que ressaltou a importância da apresentação da metodologia ASSTI no Congresso.

“É muito importante, o SESI estar presente aqui no Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida, porque a nossa missão é melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e seus dependentes, e com isso impulsionar a saúde do trabalhador, o que diretamente contribui para uma maior produtividade das empresas. E estar aqui no Congresso apresentando a metodologia ASSTI é uma forma de mudarmos a percepção do empresário em relação ao valor do investimento em saúde e segurança. Além disso a ferramenta pode ser algo para uma comunicação transparente, sobretudo quando a gente pensa numa agenda de investimentos, que é a agenda ESG. Então foi muito importante essa participação, com o envolvimento da equipe de SST e do SESI Paraíba apresentando essa solução tecnológica para as empresas no Congresso”, concluiu.

O Congresso da ABQV é realizado anualmente, e destaca as tendências, cultura e sustentabilidade da qualidade de vida no trabalho. Esse ano a programação aconteceu nos dias 19 e 20 de setembro, no Instituto de Pesquisa e Ensino do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Metodologia ASSTI

A ASSTI se tornou uma metodologia nacional, implantada em grandes indústrias brasileiras, e está sendo aplicada nos seguintes departamentos regionais do SESI: Pernambuco, Piauí, Bahia, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará na região Nordeste, e em Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, no Centro-Oeste, além dos estados do Amapá, Acre, Pará, Roraima e Rondônia, no Norte, e Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, no Sudeste e Sul do país.

Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101-9760/5388.