Começa a capacitação de prevenção do uso de drogas nas empresas

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 15 de março de 2007

Com uma abordagem direcionada à prevenção, através da uniformização de conceitos e estratégias, a Mestre em Enfermagem e Consultora do SESI, Carolina Bocchi Maia, iniciou hoje de manhã, na FIEP, em Campina Grande a capacitação com os técnicos do SESI/PB que atuam nas unidades de Campina Grande, João Pessoa, Rio Tinto, Sousa e Patos.

A Capacitação é voltada para a prevenção do uso de drogas nas empresas, e reune cerca de 20 técnicos entre psicológos, assistentes sociais e pedagogos. Durante a sua abordagem, Carolina Bocchi, discutirá temas relacionados à problemática das drogas, conceito de drogas, classificação, conseqüência, fatores de risco e de proteção e o uso de drogas no ambiente de trabalho, como também o papel do gestor e da equipe, preconceito, discriminação, ética e sigilo, serão apresentados ainda alguns exemplos de ações de prevenção e lições aprendidas com a prevenção às drogas.

A Consultora, destacou a importância do curso, enfatizando que o uso de drogas é um problema mundial. "A capacitação representa mais um avanço no enfrentamento das questões ligadas as drogas, especialmente porque ela vem discutir de maneira prática alternativas para inserir este tema dentro das empresas, e para que a sociedade em geral pare de pensar que é um problema só de outras cidades, estados ou país. Este é um problema que afeta toda a humanidade, é um problema relacionado ao desenvolvimento de uma nação. A Paraíba sai na frente, quando se dispõe a reunir os técnicos do SESI pra discutir estes temas", afirmou Carolina Bocchi.

Ela afirmou que é preciso encarar a dependência das drogas como um problema de saúde, e que os empresários precisam desenvolver estratégias para combater o uso nos locais de trabalho."Devemos parar de pensar que o uso de drogas não é uma doença, então precisamos encarar isso como um problema de saúde em geral, em que cada ator, gerente e diretor de empresa, precisa deve dar a sua contribuição. Eu vejo o ambiente de trabalho como um lugar privilegiado, porque é ali que as pessoas passam a maior parte das suas vidas, é ali que reune estratégias, estrutura para dar continuidade as ações de prevenção. Então o empresário deve encarar esse problema de frente, porque hoje sai mais caro pra ele substituir um trabalhador que seja usuário ou até mesmo dependente do que realmente investir em programas de prevenção. Então o empresário que entende isso e estabelece mecanismos na sua instituição, ele dá uma demonstração de estar integrado nos problemas da humanidade, e com certeza terá ganhos com isso", destacou a consultora.

A Diretora de Operações do SESI/PB, Gerarda Xavier falou sobre a importância do curso para os profissionais do SESI da Paraíba."Eles ficarão preparados para atuarem nas empresas, no que diz respeito ao uso abusivo de drogas, incluindo o tabagismo que também é uma droga que hoje afeta os trabalhadores da indústria", disse.

Já a Coordenadora de Saúde do SESI na Paraíba, Fátima Aragão, afirmou que a capacitação é uma forma do SESI cumprir com a sua missão de promover qualidade de vida. "A capacitação é importante já que temos a missão de promover a qualidade de vida do trabalhador e a responsabilidade social na indústria, precisamos acompanhar o que acontece no mundo. As drogas estão acabando com os nossos lares, nosso família e nossos trabalhadores. A preocupação da Presidência da FIEP, e da Superintendência do SESI, é capacitar nossos técnicos para que eles cheguem nas fábricas e nas escolas e mostrem a situação em que se encontra hoje a saúde do trabalhador, do aluno e da sociedade como um todo", frisou Fátima Aragão.

O treinamento tem o apoio do SESI Nacional através do programa SESI Prevenção do Uso de Drogas nas Empresas e será encerrado amanhã, dia 16 às 18 horas. Outras informações podem ser obtidas com a Coordenação de Saúde do SESI-PB pelo telefone () 3310-5402.