Compartilhar

CNI

Conheça os Centros de Inovação SESI, polos de soluções para promoção da saúde e melhoria do ambiente de trabalho

Por Portal G1 - Publicado 06 de dezembro de 2019

São nove unidades de pesquisa aplicada espalhadas pelo país

De uma combinação inusitada, surgiu um rigoroso monitoramento que garante mais segurança a trabalhadores da construção civil. Capacetes, sensores e internet integram a plataforma pioneira Segurança, Informação e Formação (SEIF), desenvolvida pelo Centro de Inovação SESI Tecnologias para a Saúde. A ferramenta permite que um sensor instalado nos capacetes dos funcionários envie informações online para os responsáveis pela segurança no canteiro de obras. É possível ver, por exemplo, quem está usando todos os equipamentos de proteção individual necessários ou quem se coloca em risco acessando áreas não autorizadas.

A SEIF foi testada inicialmente na construção do maior edifício da América Latina, realizada pela construtora catarinense Pasqualotto&GT, em Balneário Camboriú (SC), para garantir a segurança dos mais de 300 trabalhadores envolvidos na obra. A solução é apenas um dos exemplos das inovações apresentadas à indústria pelos Centros de Inovação do Serviço Social da Indústria (SESI), distribuídos em nove estados brasileiros.

As unidades de pesquisa aplicada tratam de tecnologia para a saúde, higiene ocupacional, fatores psicossociais e longevidade, entre outros. Tudo para reduzir o número de acidentes de trabalho e os custos gerados por eles e pelas doenças vinculadas à atividade laboral. Os centros também buscam aperfeiçoar a performance do trabalhador na indústria e contribuir para o aumento da produtividade das empresas.

Cada local trabalha em uma temática de interesse da indústria, mas todos atuam em rede. Assim, podem atender empresas do Brasil inteiro de forma segmentada por porte ou setor de atividade. O primeiro passo para uma empresa utilizar o serviço é relatar o desafio na Plataforma Nacional de Soluções SESI, à disposição dos gestores das áreas de saúde e segurança do trabalho da indústria. Uma vez identificado o que pode ser feito, o projeto é direcionado ao centro mais adequado.

Há também a possibilidade de usar as soluções já desenvolvidas que estão expostas na plataforma ou, ainda, se valer do Edital de Inovação para a Indústria, que apoia com recursos não reembolsáveis o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços inovadores em saúde e segurança do trabalho e promoção da saúde aplicados às demandas industriais. Atualmente, as unidades oferecem cerca de 30 tecnologias à indústria.

As soluções podem ser voltadas ao desenvolvimento ou melhorias de máquinas e equipamentos, a programas de computador com manuais e especificações, à implementação de ferramentas como questionários e entrevistas, capacitações, organização do trabalho e sistemas de gestão. Na Bahia, uma empresa de tratamento de efluentes enfrentou, há mais de um ano, o processo de retorno de uma trabalhadora que estava afastada há nove anos em virtude de um acidente. A experiência chama a atenção porque é raro trabalhadores afastados por longos períodos voltarem ao ambiente laboral - e, quando isso ocorre, as chances de eles voltarem a se afastar é quase certa. O sucesso, neste caso, se deve porque houve envolvimento efetivo das áreas de segurança e saúde e recursos humanos com o setor escolhido para reinserir a profissional. O processo foi acompanhado de perto pelo Centro de Inovação em Prevenção da Incapacidade, localizado em Salvador.

Parcerias internacionais

Os Centros de Inovação SESI fazem parcerias com instituições internacionais de referência. Com a Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, por exemplo, desenvolveram um modelo de calculadora para a gestão de custos de saúde e de segurança. Já em parceria com o Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional (FIOH) e o Instituto Holandês de Inovação (TNO), trabalharam para criar metodologias e técnicas para sensibilizar e apoiar gestores a inserir temáticas como longevidade, ergonomia e gestão de fatores psicossociais no dia a dia das empresas.

Outra característica da iniciativa é que todas as soluções desenvolvidas nos Centros estão acessíveis por meio de um banco de dados disponível na Plataforma Nacional de Soluções SESI.

Conheça os nove Centros de Inovação SESI

Economia para Saúde e Segurança (CE): desenvolve soluções para aumentar a eficiência dos investimentos em saúde, reduzindo custos e aumentando o conhecimento dos resultados. No Centro, são desenvolvidas soluções para aumentar a eficiência dos investimentos em saúde, reduzindo custos e aumentando o conhecimento dos resultados.

Ergonomia (MG): cria soluções industriais para diminuir o número de casos de doenças músculo-esqueléticas em trabalhadores. As metodologias desenvolvidas permitem análise mais eficiente de processos produtivos, concepção de novos espaços e gerenciamento de riscos ergonômicos. Estudos de cenários e pesquisa aplicada apontam novos métodos para tornar ambiente de trabalho mais seguro e saudável e aumentar a eficiência do trabalhador, sem riscos à saúde.

Fatores Psicossociais (RS): desenvolve ferramentas para gestão de fatores psicossociais no ambiente de trabalho. O SESI leva em conta que transtornos mentais e comportamentais serão a principal causa de afastamento do trabalho nos próximos anos, com destaque para depressão, dependência ao álcool e outras drogas e estresse. Por meio de pesquisa aplicada, são desenvolvidos serviços e produtos para apoiar a indústria no reconhecimento e gestão desses fatores.

Higiene Ocupacional (RJ): busca soluções inovadoras para identificar e controlar substâncias químicas que colocam em risco a saúde do trabalhador. Pesquisa novos indicadores biológicos de exposição, novos sensores de monitoramento ambiental e novos processos e materiais para diminuir a exposição a agentes químicos.

Longevidade e Produtividade (PR): cria soluções para ajudar as empresas a manterem a eficiência frente ao envelhecimento da força de trabalho, o que pode gerar custos em saúde e perdas de produtividade. A previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de que, em 2040, a maior parte das equipes de trabalho será de pessoas com mais de 45 anos. Os produtos e serviços gerados têm como objetivo melhorar as condições de saúde, aprimorar tecnologias e alterar estruturas econômicas para que a população idosa possa aumentar sua participação no mercado.

Prevenção da Incapacidade (BA): cria soluções para reduzir a ausência do trabalhador na empresa e aumentar a taxa de retorno ao trabalho. O objetivo é diminuir os custos com afastamentos, aumentando a produtividade. As tecnologias e conhecimentos produzidos são transferidos para as empresas, sempre levando em conta as atuais políticas trabalhistas e previdenciárias.

Sistemas de Gestão de SST (MS): desenvolve sistemas de informação de gestão em segurança, saúde e tecnologia para aumentar a eficiência e o desempenho de equipes de SST, por meio do acesso a dados e métodos a partir de ferramentas autônomas e de fácil utilização. O Centro automatiza metodologias de saúde e segurança, além de customizar ferramentas e consultorias para demandas específicas das indústrias.

Tecnologias para Saúde (SC): desenvolve soluções tecnológicas customizadas que contribuam para a melhoria na saúde e segurança dos trabalhadores, a redução de custos e o crescimento de produtividade.

Estilo de Vida e Saúde (SP): fomenta e desenvolve pesquisa, inteligência e soluções para prevenção e intervenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) nos ambientes corporativos. As inovações buscam a mudança de comportamento, hábitos e escolhas em prol da alimentação saudável e prática de atividade física, para estímulo à promoção da saúde e prevenção de doenças.

Outras Notícias