Compartilhar

Economista e Empresário debatem a conjuntura da Construção Civil na PB no encerramento do Simpósio Virtual de SST do SESI

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 30 de julho de 2020

Evento realizado durante três dias reuniu vários especialistas em SST

Na noite de encerramento do Simpósio Virtual de Saúde e Segurança do Trabalho: Desafios e Oportunidades em Tempos de Covid – 19 realizado pelo SESI na Paraíba, o professor da UEPB, doutor em Economia, Geraldo Medeiros e o empresário e presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa – SINDUSCON – JP, José William Montenegro Leal, debateram o atual cenário da Construção Civil na Paraíba.

O professor iniciou a participação fazendo uma análise da economia brasileira, desde os anos 50 até o momento atual, e reforçou a necessidade de se adotar uma consciência crítica em relação aos problemas de ordem econômica do país.

“Precisamos ter a consciência crítica, aquela que temos a clara certeza das condições do que está acontecendo, entender o processo histórico e que essa realidade não pode ser fracionada, porque vivemos num mundo globalizado”, ressaltou Geraldo Medeiros.

Nos últimos 40 anos, o Brasil teve um comportamento irregular em relação ao PIB, anos 80 e 90, embora tenha sido criado o plano real. Na primeira década do século 21 tivemos um voo de galinha, mas voltamos a crescer, e no começo da década atual, começou bem, com um “milagrinho”, mas depois veio o Processo de Impeachment e a crise econômica logo em seguida se agravou. Então temos que entender que a pandemia não gerou a crise, apenas agravou, comentou.

Nem todos os problemas que apareceram agora, na pandemia vão permanecer, o déficit na seguridade social é um exemplo, foi causado por uma crise mais recente, e tende a desaparecer a partir do momento que a economia voltar a ter uma dinâmica própria, explicou.

Em relação a Construção Civil, o economista lembrou que é preciso haver um Planejamento do Setor, levando em consideração o déficit habitacional, e segundo ele, o Brasil conseguiu um bom espaço no mercado, então é preciso aproveitar todas as particularidades para que o Projeto de Desenvolvimento aconteça.

Já o empresário e presidente do SINDUSCON – JP, José William Montenegro Leal, falou das ações desenvolvidas pelo Sindicato em parceria com as construtoras durante a pandemia, sempre valorizando em primeiro lugar a vida dos colaboradores do setor.

“Antes mesmo da pandemia, começamos a colocar em prática ações para mitigar os efeitos do avanço do vírus. Instalamos no SINDUSCON, um plantão do Coronavírus no dia 10 de março. Com adoção de medidas preventivas, de higiene. Nos canteiros de obras, realizando palestras, no período de 20 a 31 paramos as atividades antecipando feriados e com o apoio do SESI retomamos as atividades seguindo todos os protocolos recomendados pelos órgãos de saúde”, disse José William.

O dirigente sindical, falou ainda sobre a produtividade no setor, e disse que o momento desafiador, trouxe aprendizado para todos.

“A produtividade na Construção Civil ainda é baixa quando comparada a outros setores industriais, mais isso tem mudado, estamos ganhando produtividade, nos últimos 20 anos, os nossos colaboradores melhoraram o nível de Educação, e isso foi possível porque eles se qualificaram através da parceria que temos com a FIEP, através do SESI e do SENAI”, enfatizou.

O presidente do SINDUSCON – JP, encerrou a participação lembrando que a Pandemia trouxe um aprendizado para todos, e ressaltou a necessidade de reformas, sobretudo a Tributária para que o Brasil volte a crescer. “Esse momento desafiador, exigiu de todos novas posturas, adequações e adoção de medidas para que as atividades econômicas permanecessem ativas, e na Construção Civil não foi diferente. Readequamos os canteiros de obras, precisamos levar ainda mais informações para os trabalhadores, e agora aguardamos que a setor público faça sua parte, precisamos aprovar de forma urgente a Reforma Tributária, para que os pequenos, médios e grandes empreendedores desse país consigam se reerguer”, concluiu.

Para acompanhar todas as transmissões do Simpósio Virtual de Saúde e Segurança do Trabalho: Desafios e Oportunidades em Tempos de Covid – 19  acesse: https://www.instagram.com/sesiparaiba/, https://www.facebook.com/sesiparaiba ou o canal https://www.youtube.com/SesiParaiba

Outras Notícias