Compartilhar

Paraíba

Engenheiro do SESI PB apresentará artigo em Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 24 de novembro de 2023

Felix Gustavo de Andrade vai apresentar um trabalho com os resultados da conclusão de seu Mestrado em Engenharia Civil com subárea em Higiene Ocupacional na Universidade Católica de Pernambuco utilizando dados de empresas Paraibanas


No período de 04 a 06 de dezembro, o engenheiro de Segurança do Trabalho do SESI Distrito Industrial de Campina Grande, Felix Gustavo de Andrade vai apresentar um artigo científico durante a 25ª edição do Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho, e do Fórum Lusófono de Engenharia, Segurança e Saúde no Trabalho, em Santa Catarina.

O trabalho “Aplicação e Importância do Projeto Esocial: Riscos Ambientais em Marmorarias” foi desenvolvido por Felix, e mostra a aplicação e a importância do programa eSocial na cadeia produtiva em empresas de pequeno porte da Construção Civil, e tem como referência os riscos ambientais identificados nas marmorarias do sertão paraibano.

A partir de um levantamento realizado pelo engenheiro de Segurança do Trabalho, foi identificado que os trabalhadores das marmorarias executam as atividades expostos ao ruído e a agentes químicos, realidade que reforça a necessidade de um monitoramento sistêmico do ambiente de trabalho, para que as empresas se adequem a legislação vigente e evitem penalidades judiciais, envolvendo a esfera trabalhista.

Com o intuito de apoiar as indústrias da Paraíba, o SESI – PB  vem aplicando uma metodologia exclusiva e ferramentas inovadoras que não só automatizam os processos de SST, mas permitem a gestão integrada de saúde e segurança no trabalho. Um modelo que pode ser replicado para outras empresas.

O trabalho será apresentado a centenas de profissionais, que participarão do evento promovido pela Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho – ANEST. O CONEST é considerado o maior e mais expressivo evento da Engenharia de Segurança do Trabalho do Brasil, reunindo profissionais, empresas públicas e privadas, acadêmicos e especialistas nacionais e estrangeiros para discussões dos mais variados e contemporâneos temas da segurança e saúde no trabalho.

Informações adicionais sobre a metodologia desenvolvida pelo SESI, podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101-8282.

Outras Notícias