CNI

Entenda como funcionam as três competições do Festival SESI de Robótica

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 13 de fevereiro de 2020

O maior evento de robótica do Brasil reúne mais de mil estudantes

Falta menos de um mês para o Festival SESI de Robótica, que acontece nos dias 6, 7 e 8 de março, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo. O evento é aberto ao público nos dias 7 e 8, com entrada gratuita. Quem passar pelo Pavilhão da Bienal, vai ver três competições ao mesmo tempo: Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO LeagueTorneio SESI de Robótica FIRST Tech Challenge e o Torneio SESI F1 nas Escolas.

Além disso, o visitante poderá conhecer uma nova modalidade. É que haverá uma demonstração da categoria FIRST Robotics Competition. A Agência CNI de Notícias explica tim tim por tim tim de cada uma dessas competições.

Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League

Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League é uma competição de exploração científica, voltada para alunos de 9 a 16 anos, que promove o ensino de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM) no ambiente escolar e contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais para a vida.

Os times são avaliados em quatro categorias: Projeto de Inovação, Desafio do Robô, Design do Robô e Core Values.

Torneio SESI de Robótica FIRST Tech Challenge

Participam do Torneio SESI de Robótica FIRST Tech Challenge (Desafio tecnológico) equipes formadas por alunos de 15 a 18 anos do ensino médio, com disputas em duplas e individuais.

O robô do FTC tem de cumprir missões, de maneira autônoma e por rádio controle, em uma arena. Mas as equipes não são avaliadas apenas pelos robôs, como também pelo envolvimento com a comunidade. São avaliadas ainda pelo relacionamento com outras equipes e a maneira como levam ciência e tecnologia para o maior número de pessoas.

Torneio SESI F1 nas Escolas

Torneio SESI F1 nas Escolas (F1 in Schools) é um programa educacional oficialmente vinculado à F1 e que reproduz os desafios da corrida Fórmula 1. Nessa preparação para o mundo profissional, estudantes de 14 a 18 anos são desafiados a criar uma empresa que funciona como uma escuderia. Eles podem utilizar diversos recursos tecnológicos para projetar, modelar e testar o protótipo de um carro de F1, que deve ter no mínimo 50 gramas.

Com algums peças feitas em impressoras 3D, o veículo, impulsionado apenas por um cartucho de gás de CO2, participa de uma corrida na pista dos eventos oficiais da disputa. A avaliação, premiação e classificação para a etapa mundial se baseia no resultado de um conjunto de ações incluindo elaboração do plano de negócios, marketing e mídias sociais, apresentação, além do envolvimento em uma ação social relevante.

FIRST Robotics Competition

A novidade deste ano é a apresentação de uma nova categoria: FIRST Robotics Competition. A modalidade combina a emoção do esporte com os rigores da ciência e da tecnologia. As equipes de estudantes são desafiadas a arrecadar recursos, desenvolver uma marca e criar e programar robôs de tamanho industrial para um jogo de campo difícil. É o mais próximo da engenharia do mundo real que um estudante pode chegar.

Durante o Festival SESI de Robótica, haverá uma demonstração ao público com robôs e estudantes voluntários. Vale muito ver tudo isso de perto!

REDES SOCIAIS - Acompanhe tudo sobre a temporada 2019/2020 do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League, do Torneio SESI de Robótica FIRST Tech Challenge e do Torneio SESI F1 nas Escolas aqui na Agência CNI de Notícias e nos perfis do Torneio no Instagram e Facebook

FESTIVAL SESI DE ROBÓTICA

Quando: 6 a 8 de março