Compartilhar

Paraíba

Equipe de Inovação de Saúde e Segurança na Indústria do SESI participa de encontro com representantes do HUAC

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 17 de outubro de 2023

Durante o encontro profissionais discutiram a saúde no ambiente de trabalho e as alterações psicossociais


Nesta terça-feira, 17/10, os profissionais que integram a equipe de Projetos e Inovação do SESI Paraíba se reuniram com representantes da gerência de Ensino e Pesquisa – GEP, do Hospital Universitário Alcides Carneiro, em Campina Grande.

O encontro foi resultante das conexões realizadas no Ecossistema de Inovação da cidade, e teve como pauta, a saúde no ambiente de trabalho e como lidar com as alterações psicossociais inerentes aos indivíduos em suas diversas esferas da vida cotidiana e laboral.

A proposta foi desenvolver estratégias unindo o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação visando implementar ações que possam impactar de forma positiva o bem-estar e a saúde das pessoas no ambiente de trabalho.

A Organização Pan-Americana da Saúde relatou que os transtornos mentais são a principal causa de incapacidade, causando 1 em cada 6 anos vividos com incapacidade. E, ao mesmo tempo demonstrou que a cada US$ 1 investido em ações que promovem melhorias na saúde e bem-estar mental dos colaboradores, são percebidos US$ 4 em ganhos com o aumento de produtividade.

Diante desse contexto, a Saúde Mental é um tema que tem ganhado evidencia nos últimos tempos, e que acaba sendo impactada pelo processo de naturalização do estresse/ansiedade, fatores esses que muitas vezes passam despercebidos pelas pessoas, e acabam provocando o adoecimento.

E como se trata de dados sigilosos, que muitas vezes não são coletados, não existe uma mensuração, o que dificulta a análise e consolidação para geração de conhecimento, e consequentemente a adoção de estratégias de enfrentamento desse problema.

Informações sobre os projetos e Inovações desenvolvidas pela equipe do SESI Paraíba, podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101-5390.

Outras Notícias