Terminou com sabor de ouro, de prata e de bronze o ano de competições da equipe de natação do SESI Paraíba. Fechando o calendário de 2024, 66 atletas da instituição participaram dos três eventos que integram o Troféu Renaldo Malta, um dos mais tradicionais do estado de Alagoas. E, na bagagem de volta para casa, os atletas trouxeram 70 medalhas para a Paraíba, das mais variadas modalidades e categorias.
De acordo com o treinador Dimas Sousa, a primeira competição, realizada na Vila Olímpica Albano Franco, do SESI Alagoas, foi o Festival Norte Nordeste de Natação, que contempla as categorias de Pré-mirim a Petiz. Nesta categoria, a delegação paraibana conquistou seis medalhas de ouro, seis de prata e oito de bronze.
Além disso, também ficaram com a equipe do SESI Paraíba o vice-campeonato na categoria Petiz, para atletas de 11 e 12 anos, e o terceiro lugar geral do evento. Durante o festival, se destacou a nadadora Lara Vilarim, que garantiu o troféu de atleta mais eficiente na categoria Petiz 1 e também conquistou quatro medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze em provas individuais e em revezamentos.
Também se destacaram a atleta Anne Beatriz Isidro, que na categoria Petiz 1 trouxe para casa uma medalha de cada cor em provas individuais e em revezamento; e Luana Pereira, da categoria Mirim 2, com um ouro e uma prata.
Já na Copa Norte Nordeste, igualmente realizada no SESI em Maceió, que contempla das categorias Infantil a Sênior, para atletas acima dos 13 anos, o SESI Paraíba inscreveu a maior delegação, com 33 atletas.
Ao todo, foram 16 medalhas de ouro, 12 de prata e 16 de bronze. Além disso, sete recordes foram superados durante as provas de 200 metros costas, 200 metros medley e 200 metros peito, pelos atletas Vanessa Renally, Gabriela Lorraine, Yam Kleber e Debora de Oliveira.
Circuito de Águas Abertas
Já no Circuito de Águas Abertas, realizado na Praia de Pajuçara, 10 atletas representaram o SESI Paraíba, trazendo para casa oito medalhas e dois troféus. Nessa competição, na prova dos 500 metros da categoria Mirim, o atleta Davi Silveira conquistou o troféu de vice-campeão e a medalha de prata na categoria Mirim 2 Masculino.
Por sua vez, na categoria Mirim 1 Masculino, Eduardo Moura garantiu a prata e Emerson Lucas a medalha de bronze. Em seguida, na prova de 750 metros, categoria Petiz Feminino, Lara Vilarim, que já havia se destacado em outras provas, também conquistou o troféu de terceiro lugar geral da categoria.
O bom desempenho da equipe do SESI Paraíba também foi verificado na prova de 1.500 metros, com medalha de bronze para José Venico Almeida, categoria Infantil, e prata para Weully Cordeiro na categoria Sênior C.
Com o bom desempenho da delegação paraibana, o SESI se consolida como uma referência no esporte na Paraíba, cumprindo também com a sua missão de promover saúde, esporte e lazer para o trabalhador da indústria paraibana e seus dependentes.
Texto/ Colaboração | Déborah Souza