Paraíba

Equipe de Natação do SESI Paraíba se classifica para o Campeonato Brasileiro de Natação de Inverno 2021

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 09 de julho de 2021

A equipe é formada por jovens atletas de 15 e 16 anos.

A equipe de Natação do SESI Prata se classificou para o Campeonato Brasileiro de Natação de Inverno, na categoria Juvenil, que engloba jovens de 15 e 16 anos. Para essa classificação, a equipe participou de alguns torneios onde conquistaram os índices de classificação para um dos mais importantes eventos de natação do país na categoria juvenil.

No último dia 26 de junho, foi realizado na Unidade do SESI Distrito Industrial, em Campina Grande, com apoio da Federação de Esportes Aquáticos da Paraíba, uma tomada de tempos classificatória para os Campeonatos Brasileiros de Inverno. Na ocasião, respeitando os protocolos de prevenção à Covid-19, estiveram presentes apenas os atletas, os árbitros e a comissão técnica.  No torneio foram realizadas provas de 50m, 100m e 200m, nos estilos costas, peito, crawl e borboleta, e 400m, 800m e 1500m livres.

Já entre os dias 02 e 04 de julho, a Federação Aquática Pernambucana realizou o Torneio Pernambucano de Inverno, no Parque Aquático Santos Dumont, em Recife (PE), onde a Equipe do SESI Paraíba conquistou 8 medalhas na categoria Júnior, sendo 2 de ouro, 4 de prata e 2 de bronze, destacando-se o atleta Rafael Cavalcante Urtiga que ficou no Top 20 Brasil nas modalidades 100m costas e 100m borboleta.

A partir desses bons resultados, a equipe de Natação do SESI Paraíba conseguiu classificação para o Campeonato Brasileiro de Natação Juvenil - Troféu Arthur Sampaio Carepa, que acontecerá entre os dias 28 e 31 de julho na capital pernambucana, e contará com uma delegação de 9 atletas da equipe, sendo 2 participantes da indústria e 7 da comunidade.

Por conta da pandemia, as competições precisaram ser canceladas, em 2020, e por isso, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e suas federações precisaram criar alternativas para realizar as competições, regionalizando todas as atividades válidas para classificação e obtenção de índices necessários para campeonatos nacionais.

Esse campeonato é um dos eventos esportivos mais importantes para jovens atletas de natação, trazendo oportunidades de se destacarem nacionalmente.

Texto/Colaboração: Igor Batista