Compartilhar

Paraíba

Equipe de Robótica da Escola SESI conquista 2º lugar na Etapa Nacional da Olimpíada Brasileira

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 16 de outubro de 2023

Alunos competiram na modalidade Prática Virtual Apresentação, categoria Programação


Na primeira semana deste mês de outubro, a equipe de Robótica Mega Destemidos Alpha, da Escola SESI de Campina Grande participou da etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR 2023. 

E competindo com alunos de vários estados do Brasil, a equipe formada pelos alunos Bernardo Borba Agra, Davi da Silva Farias, Everlyn Alves Gomes da Silva, Samuel Soares do Nascimento, e liderada pelo técnico, Newton César da Silva Monteiro e pela professora Sulyn Correia Medeiros conquistou o 2° lugar, na modalidade Prática Virtual Apresentação, categoria Programação, nível 2.

Na modalidade Prática Virtual Apresentação, as equipes apresentam, em vídeo, um projeto desenvolvido por eles durante o ano letivo e que relaciona a robótica a uma das seguintes categorias: Maker, Inovação, Programação, Trabalho em Equipe, Modelagem Virtual, Responsabilidade Social e Divulgação Científica. Os alunos precisam pesquisar, projetar e construir seus próprios robôs e programações, usando kits de robótica, placas e componentes eletrônicos, peças avulsas em geral, microcontroladores, entre outros. 

Os vídeos com duração de no máximo 5 minutos, são avaliados levando em consideração o tempo do vídeo, correta identificação (equipe e competição), roteiro, argumentação, domínio de conteúdo, criatividade, assertividade comunicacional, conteúdo e coerência à categoria de inscrição.

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma olimpíada científica brasileira que utiliza-se da temática da robótica. O objetivo é estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional quanto ao público que nunca viu robótica. As atividades acontecem por meio de competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.

Informações sobre a Escola SESI podem ser obtidas no site: http://escolasesipb.com.br/

Outras Notícias