Equipe do SESI e SENAI comemora Dia do Professor

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 16 de outubro de 2007

Mais de 300 professores e técnicos do SESI e SENAI da Paraíba que fazem parte do Projeto Articulado de Educação Básica e Educação Profissional - EBEP participaram ontem,16/10, na FIEP da programação em comemoração ao Dia do Professor.

O evento foi aberto pelo presidente da FIEP, Francisco Buega Gadelha.

Em seu pronunciamento, ele falou sobre o crescimento do Brasil, e destacou que só é possível promover um desenvolvimento sustentável com o apoio de um povo educado, e como exemplo de Educação Básica e Profissionalizante, o presidente destacou o papel do SESI e do SENAI. "Os professores do SESI e do SENAI são responsáveis pelo crescimento do nosso país, para se ter uma idéia o SESI é quem mais alfabetiza aqui no Nordeste, e o SENAI é um grande formador de mão de obra qualificada em todo o país", disse Buega Gadelha.

A Coordenadora de Educação do SESI, Fátima Cunha, explicou que o evento tem caráter comemorativo e reflexivo. " Reunimos os professores para discutirmos alguns temas relacionados a docência abordando conteúdos pertinentes a docência que transcende a prática pedagógica, e também com vistas na construção e reflexão do fazer e do pensar criticamente, tendo em vista uma prática de qualidade, que compreenda a educação como uma atividade inclusiva, onde a diversidade dos alunos é vista como um ponto de partida para uma vida sócio afetiva cognitiva e produtiva", destacou Fátima.

A programação teve ínicio com um café da manhã servido aos participantes, que em seguida assistiram a uma apresentação lúdica do grupo Heureca, parceiro do SESI.

A palestra de abertura foi proferida pelo professor, Moacir Alves Carneiro, que explorou o tema "Educação Profissional Faces e Formas". Em sua apresentação o professor disse que a Educação Profissional atende a uma necessidade da sociedade do Conhecimento, que é complexa e é também uma exigência do setor produtivo. "A educação profissional representa a grandiosidade de um trabalhador que está apto a atender o setor produtivo. O SESI e o SENAI sempre estiveram preocupados com a educação do brasileiro, com a relação sociedade/mundo produtivo, e por isso se destacam na concretização de uma sociedade mais inclusiva", explicou.

Na parte da tarde, os participantes tiveram um momento de revitalização com a professora do SESI, Regimênia, e debateram temas como "O professor nos dias atuais: a necessidade de mediar processos de pensar" e "Transversalidade e Currículos Resolutivos".

Para a Diretora de Operações do SENAI da Paraíba, Berenice Lopes, os professores do SENAI no estado têm muito a comemorar, tendo em vista as conquistas obtidas nos últimos anos, como a melhoria nas condições de trabalho, e as capacitações principalmente na área de formação pedagógica realizadas em parceria com a UNISUL e a Universidade do Vale do Acaraú. "Em torno de 95% dos nossos professores possuem formação pedagógica, e com o apoio do Departamento Nacional do SENAI e do Programa Nova Indústria da CNI, estamos procurando melhorar ainda mais a situação desses profissionais tão importantes para a formação profissional do nosso país", disse.

Dia do Profissional de Educação Física

Dentro das comemorações ao Dia do Professor, a Coordenação de Lazer do SESI, em parceria com o Departamento de Educação Física da UEPB realizaram ainda hoje, 16/10, pela manhã uma palestra com o tema "Educação Física: Formação Profissional e Responsabilidade Social", proferida pelo professor Adjailson Fernandes Coutinho.

A Palestra aconteceu no auditório Francisco Alves Pereira, e reuniu cerca de 50 estudantes e profissionais de educação física, que debateram sobre a evolução histórica da profissão, a formação do profissional e o seu novo perfil, e ainda sobre as leis que fundamentam a atuação do profissional.

O Coordenador de Lazer do SESI, Kleber Barbosa explicou que o evento tem como objetivo comemorar o dia do profissional de educação física que aconteceu no dia 01 de setembro, bem como refletir sobre o compromisso social da profissão que foi regulamentada em 1998.

Conheça um pouco mais sobre o Projeto Articulado de Educação Básica e Educação Profissional - EBEP

O EBEP compreende a concepção, desenvolvimento, aplicação e validação de modelo de ação para a oferta de educação básica, com educação profissional pelo SESI e SENAI da Paraíba. Atualmente, 64 trabalhadores da indústria paraibana já estão inseridos no projeto que, além da educação básica oferece, paralelamente, o curso profissionalizante de gerenciamento de obras para a construção civil.

Com perspectivas de ampliar a iniciativa, o SESI realizará, em 2008, uma pesquisa de identificação das necessidades do mercado industrial da Paraíba, quanto à formação do trabalhador, em aproximadamente 20 empresas dos segmentos de impressão gráfica, minerais não-metálicos, construção civil, têxteis, produtos alimentícios, produtos químicos, calçados, vestuário, localizadas em Campina Grande, João Pessoa, Bayeux e Rio Tinto.

Informações: ()2101-5489.