Os alunos que integram as equipes de Robótica das Escolas SESI da Paraíba participaram nesta quarta-feira, 17/08 no Espaço Cultural, em João Pessoa, da etapa paraibana da Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR. Além de premiações como a melhor escola privada, melhor design de robô, de robustez do robô e pela dedicação nas provas, a equipe da Escola SESI de Bayeux, ficou em 4º lugar geral na competição.
O resultado reforça o compromisso da Escola SESI com o ensino inovador, onde os alunos lidam com a robótica de maneira interdisciplinar (seguindo o modelo STEAM, sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), tendo a oportunidade de desenvolver habilidades que prepararam para o mundo do trabalho e para a vida, como o trabalho em equipe, a cooperação, a criatividade, o empreendedorismo, a inteligência emocional e o protagonismo.
Depois de dois anos acontecendo de forma virtual, por conta da pandemia de Covid-19, a competição foi a primeira etapa estadual a acontecer de forma presencial. Nesta etapa, 82 escolas públicas e particulares se inscreveram, com cerca de 320 estudantes.
Durante a competição, a equipe de Robótica “Criadores de Gigantes”, da Escola SESI de Bayeux, que tem como técnico, Petrônio Bezerra Gama, e é composta pelos alunos Arthur Gustavo Lemos de Oliveira, Kauã Cosmo Marinho, Miguel Arcanjo Barreto Siqueira, Jeymison Lucas Fernandes Bezerra, Gabrielly Vitória Barreto Bezerra e Luana Beatriz Nunes da Costa, ficou em 4º lugar geral, entre as escolas de nível médio.
A equipe “Roborex” da Escola SESI de Sousa, formada pelos alunos José Guilherme Lino de Sá, e José Emanoel Coura Alecrim, recebeu premiação de melhor design de robô.
Os alunos da equipe “ Autobots” da Escola SESI de Patos, que tem como técnico Saulo Lucas da Silva Júnior, e é composta pelas alunos Júlia Morais, Hezequiel Oliveira, Thiago Henrique e João Ferreira recebeu premiação pela dedicação dos alunos.
Também foi premiada a equipe “Destemidos”, da Escola SESI Prata, de Campina Grande, que tem como técnico Newton César da Silva Monteiro, e é formada pelos alunos Amanda Monte, Lorenna Vitória, Maria Júlia e Wendel Oliveira recebendo a premiação de Robustez do robô.
A etapa estadual da Olímpiada Brasileira de Robótica foi realizada em uma parceria do Governo da Paraíba e Prefeitura Municipal de João Pessoa. A OBR é realizada desde 2007 e atualmente é considerada o maior evento de robótica da América Latina, classificando equipes para a RoboCup, que é o maior evento de robótica do mundo.