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Escolas SESI estimulam a cultura da inovação e o ingresso dos alunos no mundo exponencial

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 15 de outubro de 2019

Escolas SESI proprõe novas maneiras de pensar a educação

Na era do mundo digital e diante do acelerado processo de transformação do mundo do trabalho, docentes e técnicos em Educação precisam estar atentos aos desafios e possibilidades dentro e fora da sala de aula.

Na Paraíba, as Escolas SESI têm o propósito de apresentar uma nova maneira de pensar a educação para o presente e para o futuro, promovendo a integração de ideias entre alunos e professores.

Em 2019, essa sinergia no ambiente escolar já resultou em projetos inovadores que estão fazendo a diferença nas escolas. É o passaporte para que os alunos embarquem de “corpo e alma” nas transformações do mundo exponencial.

Em Patos, município do sertão paraibano, localizado a cerca de 300 km da capital João Pessoa, os alunos do 3º ano do ensino médio da Escola SESI estão participando do projeto “Dialogando com as Profissões”. O objetivo é oferecer aos alunos, um espaço de orientação e troca de conhecimentos com profissionais atuantes no mercado de trabalho em diferentes áreas.

Do ponto de vista didático, o projeto contribui no processo de escolha profissional dos jovens ao gerar momentos de reflexões sobre os cursos acadêmicos e a prática da futura profissão. Esta iniciativa é desenvolvida periodicamente, de forma simples, informal, numa roda de conversa, com a participação dos alunos do ensino médio, diretora, coordenadora e psicóloga da escola, onde os jovens possam ficar à vontade para esclarecer dúvidas, discutir e ouvir sobre várias experiências profissionais dos convidados.

Já na cidade Sousa, que também está localizada na região do Sertão, os alunos da escola do SESI desenvolvem o projeto "Jornal JPG1min". A ação surgiu como um veículo de comunicação entre a escola e comunidade escolar, com o objetivo de disseminar informações do cotidiano dos alunos e professores, valorizando as ações desenvolvidas pela classe estudantil. O jornal conta com o envolvimento de 16 alunos do 1º ano e é uma ferramenta que exercita o protagonismo juvenil e traz a tecnologia como colaboradora do processo educativo.

O profissional do mundo exponencial precisa ser um sujeito com um olhar crítico, que aprenda a lidar com métodos científicos, que saiba planejar, executar, pesquisar, fundamentar e argumentar através dos projetos de pesquisa. Pensando nisso, em Campina Grande (PB) foi estruturado o LIC SESI – Laboratório de Iniciação Científica que surgiu após a 2 edição da MIC entre os projetos apresentados nas escolas do SESI

Quem trabalha neste laboratório? Os LinCkados - nome escolhido pelo grupo do Laboratório de Iniciação Científica. As atividades desenvolvidas por eles junto aos alunos, busca desenvolver uma consciência por uma ciência inclusiva, cidadã, sustentável e criativa. A ideia é que os LinCkados estejam sempre conectados com a ciência, buscando soluções criativas e inovadoras para problemas da vida real.

O LIC nasceu na Mostra de Iniciação Científica do SESI que mobiliza alunos das escolas da Paraíba para que eles apresentem seus projetos, elaborados com a orientação dos professores. Na mostra realizada no ano passado, em Campina Grande, cerca de 160 alunos com idade entre 14 e 17 anos, apresentaram 22 projetos de iniciação científica.

Desta forma, a Escola SESI está buscando desenvolver competências entre os alunos para que eles possam elaborar e apresentar projetos científicos e de engenharia em feiras e congressos, comprovando na prática a proposta e a qualidade da educação na Escola SESI.

Do agreste ao litoral paraibano tem inovação no ambiente escolar. Em Bayeux, os alunos agora dispõem do LABENEM – Laboratório ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), onde eles têm aulas com base nas habilidades e competências nas quais apresentam dificuldades. No laboratório, semanalmente, os alunos aprendem conteúdos e participam de simulados como uma forma de “treinar” e se preparar para o exame. A proposta do projeto é melhorar o desempenho dos estudantes no exame nacional e fortalecer o aprendizado que eles levarão adiante.

 


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