Saúde

FIEP doa equipamentos respiratórios para apoiar a prefeitura de Monteiro no enfrentamento à Covid-19

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 04 de agosto de 2021

A meta da Federação das Indústrias é atender 12 municípios paraibanos com a doação de 100 capacetes ELMO

Secretária de Saúde de Monteiro recebe equipamentos do Presidente da FIEP

A Federação das Indústrias do Estado da Paraíba tem como meta entregar 100 capacetes de respiração não-invasiva Elmo para 12 municípios paraibanos, ainda neste mês de agosto. Na manhã desta quarta-feira (04), o presidente da FIEP, Francisco de Assis Benevides Gadelha, entregou os capacetes para a secretária de saúde do município de Monteiro, Ana Paula Barbosa Oliveira Morato.

No ano passado, a Prefeitura de Monteiro e a Secretaria Municipal de Saúde, no Cariri paraibano, receberam uma moção de aplausos devido às ações de combate e enfrentamento ao novo coronavírus na cidade. As ações foram reconhecidas pela Câmara de Vereadores da cidade. Agora, a cidade ganha um reforço nessas ações apoiada pela Federação das Indústrias que, paralelamente, entregou capacetes ELMO para os municípios de Guarabira e Itaporanga.

A FIEP, engajada nas iniciativas de combate à pandemia no estado da Paraíba, já entregou equipamentos respiratórios às prefeituras de Campina Grande, João Pessoa, Cabedelo, Patos, Pombal, Sousa, Cajazeiras e Catolé do Rocha.

Todos os equipamentos distribuídos pela FIEP foram adquiridos através do Departamento Regional do SESI. “A Federação das Indústrias desde o princípio da pandemia entendeu que essa seria uma situação relativamente prolongada e que precisava da nossa contribuição. Sendo assim, com o apoio do Departamento Regional do SESI, estamos adquirindo esses equipamentos para distribuir com algumas cidades para que o poder público possa mitigar essa necessidade de intubar os pacientes, o ELMO é um equipamento fantástico que reduz em cerca de 60% dos casos de Covid, a necessidade de intubação”, explicou o presidente da FIEP.

O Elmo é um capacete de respiração assistida para tratar pacientes com quadro leve ou moderado de Covid-19. Desenvolvido no Ceará, o dispositivo melhora a capacidade respiratória, reduz em 60% a necessidade de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), não-invasivo, de menor custo e mais seguro para os profissionais de saúde.

O equipamento foi desenvolvido através de uma ação conjunta entre o SENAI, em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Federal do Ceará (UFC), e Governo do Estado do Ceará. O capacete é fabricado pela Esmaltec.