FIEP lamenta a morte de Carlos Abijaodi, diretor da CNI

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 19 de abril de 2021

Carlos faleceu nesta segunda-feira (19) em Belo Horizonte (MG).

Nesta segunda-feira (19), entidades nacionais ligadas à indústria, lamentaram o falecimento do diretor de Desenvolvimento Industrial e Economia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Carlos Eduardo Abijaodi, ocorrido na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte.

A Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP) também recebeu com pesar a notícia. Carlos Eduardo estava há mais de uma década à frente da diretoria onde ocupou o cargo com competência, liderança e refinamento nas relações de trabalho.

Sua trajetória foi marcada por incansáveis lutas pelo desenvolvimento da indústria brasileira. Foi o grande apoiador do projeto Indústria + Produtiva, por sempre enxergar a importância de uma ação que olhasse para a produtividade dentro das empresas. O programa foi a mais bem sucedida iniciativa de política industrial dos últimos anos. Foi ele, também, que apresentou ao então ministro do Ministro da Indústria Comércio Exterior e Serviço (MIDC) o conceito e a proposta da Câmara Brasileira da Industria 4.0. Esse projeto se tornou o Brasil Mais Produtivo. Abijaodi acreditava em um Brasil mais humano, justo e igual.

Nascido em Belo Horizonte (MG), Carlos Abijaodi tinha 75 anos. Engenheiro civil, formou-se pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1968. Assumiu a diretoria de Desenvolvimento Industrial e Economia da CNI em 2010. Reativou as discussões sobre abertura comercial e livre comércio dentro da indústria. Foi presença ativa nos debates do acordo Mercosul-União Europeia, no acordo de Facilitação de Comércio da OMC e na criação do Portal Único do Comércio Exterior.

“Recebi com profundo pesar e tristeza, a notícia do falecimento do nosso companheiro e amigo, Carlos Abijaodi. Nesse momento tão difícil para todos nós que conheceram e conviveram com Carlos Eduardo, fica a lembrança de um grande homem. Uma pessoa cordial e empenhada nas lutas em favor da indústria do país, e que deixou um importante legado entre nós no que diz respeito à política indústria do nosso país. Sua partida é momento de comoção entre todos nós", disse Francisco Gadelha, presidente da FIEP.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fibra

Foto: José Paulo Lacerda/CNI (23.12.2017)