Compartilhar

Paraíba

IBGE do RN realiza Treinamento com pesquisadores temporários no SESI Parque da Mata

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 21 de novembro de 2023

Cerca de 30 pessoas estão participando da programação que acontece no Centro de Treinamento do SESI até a próxima sexta-feira


Um grupo de profissionais contratados temporariamente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, do Rio Grande do Norte, para trabalhar na Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde – PNDS está participando desde ontem, 20/11, de uma capacitação, no Centro de Treinamento Parque da Mata do SESI, em Rio Tinto.

A programação foi aberta pelo superintendente Estadual do IBGE no Rio Grande do Norte, Rogério Henrique da Costa Campelo, e teve a participação por videoconferência da coordenadora do Instituto, Marina Ferreira Águas, diretamente do Rio de Janeiro. Ambos apresentaram a pesquisa, a importância da coleta de dados e desejaram sucesso aos profissionais que trabalharão na Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde, que tem o objetivo de avaliar níveis e tendências de fecundidade, conhecimento e uso de métodos contraceptivos, amamentação e outros determinantes próximos da fecundidade, como proporção de mulheres casadas e/ou em união e duração da amenorréia pós-parto.

A PNDS busca ainda estudar a saúde materno-infantil, mortalidade materna, DST/AIS, gravidez, assistência pré-natal e parto, principais causas de doenças predominantes na infância (diarréia e infecções respiratórias), imunização, estado nutricional e acesso à água e esgotamento sanitário. A pesquisa investiga, ainda, intenções reprodutivas e necessárias não satisfeitas de anticoncepção.

O treinamento é realizado por 4 instrutores servidores do IBGE do Rio Grande do Norte, e é voltado para 26 profissionais que atuarão como agentes de Pesquisa e Mapeamento, nas agências de Coleta do órgão, no RN. Até a próxima sexta-feira, 24/11, ocorrerá o treinamento com apresentação teórica e a simulação em oficinas de coleta de dados da PNDS. 

E a escolha do Centro de Treinamento do SESI Parque da Mata como sede da capacitação, foi justificada pelo analista do IBGE e instrutor da Pesquisa, Damião Ernane.

“Tanto a Coordenação Nacional como a local da Pesquisa recomendam que o treinamento seja realizado em regime de internato e numa estrutura que garanta boas condições de hotelaria, ambiência, tranquilidade e custo para permitir o melhor aproveitamento da capacitação, e aqui encontramos esse conjunto de condições requeridas para acomodar a nossa equipe, e o treinamento com a máxima qualidade”, explicou. 

Essa foi a primeira vez, mas sem dúvidas passou a ser um espaço para acomodar outros eventos do IBGE pelas condições oferecidas.

Centro de Treinamento do SESI

O Centro de Treinamento do SESI, na cidade de Rio Tinto possui auditório com ambiente climatizado, data show, telão, mesa para autoridades e púlpito, além de um mini auditório e uma sala de apoio. Informações sobre reservas podem ser obtidas através do telefone: (83) 3291-4750.

Outras Notícias