Compartilhar

Indústrias da PB compartilham experiências preventivas adotadas na pandemia em Simpósio Virtual de SST do SESI

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 29 de julho de 2020

Evento é transmitido pelas Redes Sociais do SESI PB

A segunda noite do Simpósio Virtual de Saúde e Segurança do Trabalho: Desafios e Oportunidades em Tempos de Covid – 19 foi marcada por uma Mesa Redonda sobre “A atividade industrial em tempos de pandemia”.

O tema foi abordado pelos engenheiros de Segurança do Trabalho, Johan Barbosa da indústria Coteminas, Felipe Dumareski de Oliveira, da indústria Alpargatas e por Félix Gustavo, do SESI Paraíba.

Na ocasião os representantes da Coteminas e da Alpargatas compartilharam experiências preventivas que foram adotadas nos ambientes laborais.

“Antes mesmo da OMS declarar a pandemia, nós iniciamos na Coteminas uma série de ações. A pedido da diretoria criamos um comitê interno, solicitamos o suporte da Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande, para que passasse informações para nossa equipe de multiplicadores e gerentes de área, e passamos a adotar medidas administrativas, como a criação de um comitê de crise. A partir daí investimentos na conscientização dos nossos colaboradores, implementamos medidas com o aval da CIPA, fizemos sinalização de ambientes, adaptamos o layout cumprindo o distanciamento entre os colaboradores, e procuramos fazer com que todo o conhecimento disseminado na indústria alcançasse também a família de nossos colaboradores”, explicou Johan Barbosa.

A indústria calçadista, Alpargatas também caminhou na mesma direção. E antes da pandemia criou um Comitê de Crise, adotou o Home Office, concedeu férias coletivas aos colaboradores e reduziu em 25% a equipe de trabalho para evitar o avanço da covid – 19.

“Passamos a realizar reuniões virtuais diárias envolvendo equipes de produção, gerência de fábricas, sempre pensando em medidas preventivas para garantir a saúde e segurança dos nossos colaboradores. Junto com o Bradesco Saúde, criamos um Canal Interno para os colaboradores tirarem dúvidas com especialistas sobre o novo coronavírus, e também lançamos um Programa de Acompanhamento Psicológico, através de um aplicativo, realizamos campanhas educativas, e também adaptamos todos os ambientes da indústria para oferecer mais segurança para toda a equipe de trabalho”, ressaltou Felipe Dumareski.

Já o engenheiro de Segurança do SESI PB, Félix Gustavo apresentou o Protocolo SESI de retomada das atividades produtivas em tempos de covid – 19 que está disponível no site da FIEP, e falou sobre as iniciativas realizadas pela Instituição no enfrentamento a doença, na Paraíba.

“Através do Protocolo o SESI tem levado informações importantes para o setor industrial da Paraíba, que ajudam na adaptação do ambiente de trabalho, prevenindo o avanço da contaminação pelo novo coronavírus. O documento pode ser adaptado para indústrias de qualquer porte e setor, de forma a garantir a segurança dos colaboradores”, lembrou Félix.

Ainda de acordo com o engenheiro, o SESI da Paraíba tem realizado uma série de Lives com especialistas da área de medicina e engenharia do Trabalho, elaborado cartilhas para os setores produtivos, distribuído máscaras e álcool em gel.

“O SESI tem colaborado ainda na implantação dos planos de contingenciamento das empresas, onde realizamos treinamentos presenciais e a distância. E temos competência técnica e equipamentos para fazer qualquer tipo de avaliação ocupacional”, afirmou.

O encerramento do Simpósio Virtual de Saúde e Segurança do Trabalho: Desafios e Oportunidades em Tempos de Covid – 19 será nesta quinta-feira, 30/07, com um debate sobre o atual cenário da Construção Civil, contando com a participação do doutor em Economia, Geraldo Medeiros e do engenheiro Civil e presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa – SINDUSCON - JP, José William Montenegro Leal.

Para acompanhar a transmissão completa acesse: https://www.instagram.com/sesiparaiba/, https://www.facebook.com/sesiparaiba ou o canal https://www.youtube.com/SesiParaiba.

Outras Notícias