Localizado no agreste paraibano, o município de Pocinhos e as suas potencialidades no setor industrial foram tema de uma reunião realizada na última segunda-feira (25) entre a Prefeitura Municipal e as instituições que integram o Sistema Indústria na Paraíba. Na ocasião, as gestoras do SENAI, do SESI e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) apresentaram à Prefeitura serviços e programas que podem contribuir desde a formação de mão de obra até ações voltadas para a qualidade de vida do industriário.
Só nos últimos dois anos, o SENAI capacitou cerca de 250 pessoas no município, por meio de cursos de modelagem, programação, confeitaria, eletricista, pedreiro, mecânico de motos e costureiro. Os números e os resultados dessas capacitações foram apresentados pela diretora regional do SENAI na Paraíba, Daniela Almeida, para o secretário de Administração do município, Sérgio Ricardo.
Ainda durante a reunião, também foram definidos três novos cursos que serão ministrados pelo SENAI, em parceria com a Prefeitura, no ano de 2025. São eles: costureiro industrial, pedreiro de alvenaria e mecânico de motocicletas.
Por sua vez, a superintendente do SESI Paraíba, Sílvia Pereira, apresentou ao secretário uma série de serviços que integram o portfólio da instituição, com foco em melhoria do ambiente de trabalho na indústria e em qualidade de vida para o industriário.
Já o IEL, representado pela superintendente Raquel Leite, compartilhou com a gestão municipal os serviços e programas que podem contribuir com o fomento à inovação na indústria e, ainda, com a formação de jovens aprendizes.
Também participaram do encontro, realizado na sede da Prefeitura de Pocinhos, o coordenador de Mercado do SESI/ SENAI, Elton Martins, o vereador eleito Thiago Costa e o gerente regional do Sebrae Campina Grande, João Alberto Miranda.
Texto/Colaboração | Déborah Souza