Compartilhar

Mais uma equipe do SESI PB se classifica para a Etapa Nacional do Torneio FLL

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 17 de fevereiro de 2020

Equipes do SESI PB participarão da FLL e da FTC

Neste fim de semana, mais uma equipe de Robótica do SESI da Paraíba garantiu uma vaga na etapa nacional do Torneio First Lego League - FLL, que acontecerá de 06 a 08 de março, em São Paulo.

A equipe Criadores do Amanhã, da Escola SESI de Bayeux, foi a única representante da região Nordeste que se classificou para a próxima etapa da FLL, competindo com equipes de vários Estados do Brasil, neste fim de semana, na cidade de Vitória, no Espírito Santo.

A equipe formada pelos alunos: Hellen Yasmin Roque Alves, Miguel Henrique Soares da Silva, João Kennyd da Silva França, Eloisa Rebeca Firmino Guedes e José Eduardo Bernardino da Silva, tem como técnico: Wendel George de Carvalho Silva e mentor: Petrônio Gamaj.

Os Criadores do Amanhã receberam um prêmio de 1º lugar, na categoria Inspiração Core Values, onde são avaliados valores humanos que descrevem um modo de atuar em conjunto e que valoriza o respeito mútuo e o trabalho de alta qualidade.

A equipe foi premiada após desenvolver o projeto “Bio Lighting” que consiste numa lixeira que recebe lixo orgânico e, através de um biodigestor, transforma o material orgânico em gás Metano, que por sua vez é convertido em eletricidade para iluminação pública, reduzindo o lixo no meio ambiente em 52% e gerando desconto na conta de energia dos moradores e empresas parceiras. Para o funcionamento do projeto que utiliza gás inflamável (metano) os alunos utilizaram esterco de vaca e um resto de comida/lixo orgânico retirado do lixo da escola. O trabalho foi desenvolvido sob a orientação do professor e técnico da equipe, Wendel George.

SESI PB na Etapa Nacional da FLL e da FTC

A Paraíba terá três equipes representantes na etapa nacional da First Lego League. Só de Campina Grande serão duas equipes, que estarão no próximo mês em São Paulo, as equipes “Destemidos” e “Mega Destemidos”, ambas do SESI Prata, e os “Criadores do Amanhã”, do SESI de Bayeux.

A Mega Destemidos  é da Escola SESI Prata de Campina Grande, tem como técnico, a professora Fernanda de Sousa Sales Mendes, e se classificou em 1º lugar na categoria Design de Robô, e em 4º lugar geral.

Já a equipe Destemidos também é da Escola SESI Prata, e tem como técnico a professora Fernanda de Sousa Sales Mendes. A equipe se classificou em 1º lugar na categoria Champions Award, em 1º lugar na categoria Desempenho do Robô, e foi campeã do Desafio do Robô, ficando no 1º lugar Geral do Torneio.

O Torneio de Robótica FIRST LEGO League desafia estudantes a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Nesta etapa, batizada de City Shaper (cidades inteligentes e sustentáveis), as equipes participantes deverão utilizar a robótica para encontrar soluções que ajudem a construir cidades cada vez melhores para as gerações futuras.

No First Tech Challenge – FTC, a Paraíba será representada pelas equipes Legonautas do SESI de Patos e Roborex, da Escola SESI de Sousa. Durante o First Tech Challenge (FTC) estudantes de 12 a 18 anos são desafiados a projetarem, programarem e construírem robôs capazes de realizar tarefas. Para isso, eles precisam aprender a trabalhar com máquinas e circuitos – os mesmos equipamentos utilizados por grandes engenheiros! O FTC contribui para que os competidores desenvolvam habilidades como comunicação, resolução de conflitos, tomada de decisões e raciocínio lógico. Tudo isso de um jeito inovador, divertido e que ajuda a preparar os jovens para o futuro profissional.

Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101-9776.

Outras Notícias