Quando o assunto é saúde, independentemente de qual seja o gênero ou a cor da campanha, a principal mensagem é uma só: é fundamental investir em prevenção e autocuidado! Por essa razão, com o propósito de disseminar e amplificar essa compreensão, o SESI Paraíba realizou, ao longo dos meses de outubro e novembro, uma série de atividades de promoção da saúde, com foco nas campanhas de prevenção aos cânceres de mama, do colo uterino e de próstata.
Juntas, as ações voltadas ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul promovidas pela instituição beneficiaram mais de 5,3 mil pessoas, do litoral ao sertão da Paraíba. As atividades ocorreram nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Sousa, Itaporanga e São Bento.
Durante o Outubro Rosa, o público feminino, especialmente trabalhadoras da indústria paraibana, foram beneficiadas com palestras, jogos educativos, atividades de dança e ginástica laboral e dinâmicas de integração e autocuidado.
Por meio dessa diversidade de ferramentas, as equipes do SESI conseguiram abordar temas como respiração, autocuidado, a importância da atividade física para a prevenção de doenças e outros aspectos relacionados com a saúde feminina. E como a prática é a melhor aliada da teoria, as ações relacionadas ao Outubro Rosa promovidas pelo SESI também incluíram a realização de aulões temáticos de dança, musculação e hidroginástica.
Com um olhar igualmente voltado para a saúde masculina, o SESI Paraíba também promoveu ações relacionadas com o Novembro Azul, disseminando uma mensagem de prevenção não só contra o câncer de próstata, como também incentivando hábitos que contribuam com a saúde e a qualidade de vida.
Para isso, as equipes de promoção de saúde da instituição realizaram palestras, testes rápidos de PSA (para rastreio de problemas relacionados ao câncer de próstata), rodas de conversa, circuitos de atividades físicas, ginástica laboral e torneios de futebol, estimulando também uma importante vinculação entre saúde, exercício físico e qualidade de vida.
“O nosso objetivo é alertar o público, seja no Outubro Rosa ou no Novembro Azul, para o autocuidado, informar sobre os sinais e sintomas e estimular a adoção de um estilo de vida saudável”, explicou a coordenadora de Projetos e Inovação em Saúde e Segurança na Indústria, Emilanir Maia.
Segundo ela, o trabalho de promoção de saúde realizado pelo SESI, não só em campanhas especiais, como também de forma cotidiana, é direcionado para estimular “uma mudança de hábitos, como diminuir o consumo de álcool, parar de fumar, consumir mais alimentos saudáveis e praticar atividade física. Esses podem ser diferenciais importantes para a manutenção da saúde do trabalhador”, acrescentou a coordenadora.
Texto/ Colaboração | Déborah Souza