Compartilhar

Profissionais da Educação ressaltam a importância do curso de Ferramentas Tecnológicas oferecido pelo SESI PB

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 02 de setembro de 2020

Curso aponta ferramentas que tornam aprendizado dinâmico e interativo

A Pandemia mudou a forma de trabalho dos profissionais da Educação, e exigiu deles uma dinâmica e o uso de ferramentas tecnológicas para auxiliar no processo de Ensino Aprendizagem.

Nesta perspectiva a equipe do SESI PB passou a oferecer o curso de Ferramentas Tecnológicas para profissionais da Educação. Na cidade de Itaporanga, no sertão do estado, o curso que começou no dia 10 de agosto, é realizado em parceria com a Secretaria de Educação do município.

A professora Luzia Samara de Araújo, leciona para turmas da Educação Infantil, na Escola Antônio Zacarias. Ela afirma que o curso ajudará no aprimoramento das aulas, e principalmente vai colaborar na inovação da metodologia.

“Como eu sou professora da Educação Infantil não tinha o hábito de usar editores de vídeos, plataformas mais complexas, mas agora vou passar a usar com mais frequência essas tecnologias porque precisamos inovar em sala de aula, e essas metodologias favorecem esse processo. O curso oferecido pelo SESI é completo, os monitores nos deram toda assistência, esclarecendo dúvidas e auxiliando no que foi preciso. Todo o conhecimento que adquirimos já está nos ajudando porque durante a Pandemia estamos conseguindo gravar vídeo aulas em casa. E tudo que aprendemos vamos aplicar nas aulas também no pós pandemia”, comentou a professora.

Rozenilda de Sousa, também professora da Educação Infantil no município de Itaporanga descobriu tecnologias que ajudarão ela, a aprimorar ainda mais o ensino.

“O curso foi de suma importância para as nossas práticas enquanto professores nesse momento de pandemia, mas também facilitará nossas práticas no pós pandemia, uma vez que agora conhecemos ferramentas, tecnologias que antes eu nem sabia que existia, e com esse aprendizado faremos com que nossas aulas sejam ainda mais dinâmicas, e poderemos inovar nossa metodologia em sala de aula” disse entusiasmada a professora.

Para mim o início do curso foi um pouco difícil, uma vez que não conhecia algumas ferramentas, porém com a ajuda dos tutores Emiliano e Willian rapidamente consegui aprender a usar as ferramentas apresentadas. Então além do excelente conteúdo, o curso oferecido pelo SESI conta com o auxílio e interação de profissionais altamente qualificados, que dominam muito bem os conteúdos e que estão sempre disponíveis para sanar as nossas dúvidas, comentou Rozenilda.

Em Itaporanga, a equipe da Secretaria de Educação, está participando da formação remota com o objetivo de se capacitar em Ferramentas Tecnológicas, Gestão do Tempo e Habilidades para falar em público. A previsão é que os profissionais concluam a formação no dia 10 de setembro.  

“Investimos nessa formação porque identificamos a necessidade de capacitar os educadores para lidar com os desafios em relação ao uso de tecnologias digitais nessa nova forma de ensino remoto, tudo isso para garantir a continuação do processo de ensino/aprendizagem, de forma que o aluno não tenha perda no processo de aprendizagem”, comentou a secretária de Educação de Itaporanga, Jocleane Gonçalves de Brito. 

O Curso Ferramentas Tecnológicas para Educadores, oferecido pelo SESI da PB, tem carga horária de 48 horas, e aborda sobre as ferramentas que ajudarão a tornar o aprendizado mais dinâmico e interativo em sala de aula.

A grade do curso será dividida por Ferramentas Meio, que envolve aplicativos como o WhatsApp, recursos do Gmail, ambientes como o Google Sala de Aula, além de canais para publicação de conteúdos como o Blogger, onde os participantes do curso descobrirão como desenvolver um Blog como espaço para reunir material de apoio pedagógico e montar páginas com conteúdo controlado. Também aprenderão como usar vídeos como recurso em aulas, e ainda como publicar conteúdo na plataforma YouTube, além de como criar conteúdo em áudio, para os podcasts através do SoundCloud.

Informações adicionais sobre a Formação Remota voltada para profissionais da Educação oferecida pelo SESI PB podem ser obtidas através do telefone: (83) 99924-9311.

Outras Notícias