Programação do Abril Verde debate “Protocolo SESI de Gestão Segura e Saudável das atividades produtivas em tempos de Covid-19”

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 22 de abril de 2021

Programação é transmitida ao vivo no Canal do You Tube do SESI Paraíba

A programação do Abril Verde realizada pelo SESI da Paraíba teve continuidade nesta quinta-feira, 22/04, com um Webinar, onde foi debatido o “Protocolo SESI - Gestão segura e saudável das atividades produtivas em tempos de Covid-19 nas empresas”.

A discussão sobre o protocolo contou com a participação da médica do trabalho do SESI da Paraíba, Mônica Castro, do engenheiro de Saúde e Segurança do Trabalho da instituição, Félix Santos e do supervisor de Promoção da Saúde, Fernando Melo e foi mediada pela jornalista, Sueli de Sá.

Durante o evento online, o engenheiro Félix Santos, abordou sobre a aplicação do protocolo que consiste num documento com uma série de diretrizes voltadas a orientar as boas práticas no ambiente de trabalho, neste momento de pandemia.

“O objetivo do protocolo é preservar a integridade do trabalhador na sua atividade laboral, para que não seja contaminado pela Covid-19, e com isso tenha que gerar um absenteísmo, ou seja a ausência do trabalho, como também para que o empresário não perca a mão de obra qualificada. Então buscamos com as diretrizes previstas nesse documento proporcionar segurança para o trabalhador desempenhar as suas atividades. E o mais importante é que o Protocolo pode ser adaptado para empresas de qualquer segmento, seja ela industrial, comercial e de serviços”, explicou.

Já a médica do trabalho do SESI, elencou a amplitude do protocolo, e como ele ajuda a manter a saúde dos trabalhadores.

“Partindo do pressuposto que o Protocolo tem um embasamento técnico cientifico, no caso específico da medicina de trabalho, ele aborda sobre saúde mental, os cuidados com as pessoas, frente ao novo coronavírus, seja no monitoramento dos assintomáticos, do manejo dos casos clínicos, dos grupos de risco, imunização, enfim, faz uma abordagem em todos os sentidos envolvendo a problemática da Covid - 19. Então dessa forma as empresas terão condições de oferecer um ambiente de trabalho mais seguro e consequentemente mais produtivo”, justificou Mônica Castro.

O supervisor de Promoção da Saúde da instituição, Fernando Melo reforçou o trabalho que a equipe multidisciplinar do SESI tem feito para ajudar as empresas a manter o ambiente laboral mais saudável e seguro, principalmente neste momento de pandemia.

“Nossa equipe de profissionais é multidisciplinar, temos um time qualificado com profissionais especializados, são médicos, enfermeiros, engenheiros, profissionais de educação física, nutricionistas, fisioterapeuta, todos trabalhando para levar o melhor para as empresas, esse é um ponto muito forte do SESI. E além disso temos são ferramentas modernas, atualizadas, pois anualmente estamos submetendo projetos, melhorando nossos processos, de forma a contribuir com a indústria paraibana. E como exemplo disso, temos a metodologia Asti, uma ferramenta com foco na avaliação da saúde e segurança dos trabalhadores, que hoje está disponível em 17 estados do Brasil, e possui uma base de informações de mais de mil empresas avaliadas, mais de 96 mil trabalhadores, então são informações muito preciosas. E alinhando a informação com o conhecimento dessa equipe, as empresas só têm a ganhar”, comentou Fernando.

No evento, os representantes do SESI ainda abordaram sobre os eixos de atuação do Protocolo, os impactos imediatos da consultoria Asti no enfrentamento à Covid – 19, a adequação do Ambiente de Trabalho, o rastreamento de grupos de contato, e os resultados que a implantação do Protocolo tem gerado nas empresas paraibanas. Para acompanhar a programação completa, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=7Tp8ySVe_UM

A programação do Abril Verde terá continuidade no dia 28/04, com a palestra virtual sobre “Ergonomia, conceito e aplicação prática”, com participação de Rafaelle Martins, fisioterapeuta e ergonomista do SESI, com mediação de Lélis Trindade, engenheiro de Saúde e Segurança do Trabalho e ergonomista da instituição.

E no dia 29, encerrando a programação, acontecerá mais um webinário, dessa vez sobre o tema “O papel das empresas e dos trabalhadores na prevenção de doenças ocupacionais neste novo cenário”, com a participação de Ana Mércia Fernandes, engenheira de Saúde e Segurança do Trabalho e Auditora Fiscal do Trabalho; Gustavo Nicolai, médico do trabalho e Grinete Melo, gerente executiva de Saúde e Segurança na Indústria do SESI, também com mediação de Sueli de Sá.

Toda a programação será transmitida ao vivo nas redes sociais do SESI Paraíba, e no Canal do YouTube da Instituição ( https://cutt.ly/nxYmTsP )