Compartilhar

Projeto Relix estreia exposição em homenagem a catadoras em viaduto de João Pessoa

Por Ascom Projeto Relix - Publicado 21 de setembro de 2018

A exposição é um reconhecimento às mulheres

O projeto Relix, que discute sustentabilidade por meio da educação, arte e tecnologia, faz algo inédito de todas as suas edições: uma intervenção artística em um viaduto. Com intuito de ressignificar um dos símbolos sociais de local de moradia de pessoas em situação de rua, o projeto com o apoio do SESI leva ao viaduto por trás do Theatro Santa Roza uma grande homenagem a catadoras de resíduos sólidos por meio da Exposição RELIXX - A Força Cromossômica Feminina Por Uma Vida Sustentável.


A exposição, que abre ao público no dia 25/09 (terça), é um reconhecimento às mulheres, que são maioria neste meio, em seu dia a dia voltado para a sustentabilidade. Se XX é o par de cromossomos característico da maioria das mulheres, a exposição faz homenagem ao gênero e não poderia terminar com um X apenas. “Se o concretista escreveu LIXO com a repetição do LUXO, essas mulheres escreveram LUXO com a repetição do que encontraram no LIXO.


Quando o Relix surgiu, uma das inquietações era retirar da invisibilidade social mulheres fortes e tão importante para a cadeia sustentável do nosso estado: catadoras cheias de histórias e sonhos, mas que vivem uma realidade tão bruta para sustentarem suas famílias.” observa Lina Rosa Vieira, idealizadora do Relix, da exposição e que também assina os textos da montagem. As fotografias são dos renomados Beto Figueiroa e Helder Ferrer, ambos pernambucanos.


São 11 personagens que compõem a exposição, junto com suas histórias de luta, sempre amparadas pela coleta seletiva. Mulheres como Ada, 27 anos, que chegou ao lixão bebê, junto com a mãe Silvania. Moram na mesma casa e criam a família juntas do sustento do lixão. O pai está preso e a energia da casa é forte e feminina. É vaidosa e tem orgulho do que acha e recicla. “Adoro minhas pratas, não vendo nadinha. Às vezes a gente achava tudo organizadinho, dentro de uma bolsinha, parece que a pessoa já botava no lixo pra alguém achar mesmo.” Também como Ijanete, que depois que o Relix passou por Maceió, ficou cada vez mais empoderada e, de catadora independente, virou associada de uma cooperativa e melhorou seu ofício. “Eu catava latinhas na rua, com as crianças, pra sobreviver. Hoje, é meu sustento e tenho muito orgulho do meu trabalho.”


Além da exposição, o Theatro Santa Roza também recebe o Espetaculix, peça original do projeto, no dia 26/09 (quarta), em três apresentações abertas ao público: 09h, 15h e 19h. Na plateia, alunos da rede de ensino pública e do Sesi, catadores e suas famílias e ONGs e instituições ligadas à sustentabilidade e direitos humanos. Em cena, teatro de formas animadas, seis atores e muita música para contar de forma lúdica e educativa uma história sobre pessoas comuns que se tornam heróis da sustentabilidade, despertando o interesse das crianças e jovens pelo tema.


RELIX PB - O Relix conclui na agenda do projeto, que segue até outubro no Estado, o total de 115 apresentações do Espetaculix em escolas e indústrias, distribuição de 35 mil quadrinholix, cartilha com dicas de sustentabilidade - ilustrada pelo artista paraibano Shiko, e 50 conjuntos de lixeiras seletivas entregues às escolas. Além disso, a edição vai doar 20 Ciclolix, ecobicicletas coletoras, para cooperativas e associações de catadores.


“O apoio do SESI ao projeto Relix reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento e a sustentabilidade. Para nós, a indústria e a sociedade necessitam estar cada vez mais conscientes da importância da sustentabilidade, em se tratando das questões econômicas, sociais e ambientais, que contribuirá para a competitividade neste mundo global. Através do Projeto Relix, o SESI participa e apoia o desenvolvimento de inúmeras ações no fortalecimento deste conceito com a perspectiva de futuro melhor para todos, especialmente para a indústria", disse Sérgio Antonio Alencar Guimarães, Superintendente do SESI/PB.


O projeto reserva surpresas e lançamentos para a população da Paraíba durante seus três meses de atividades (segue até outubro de 2018). O artista plástico paraibano Shiko, que também ilustrou as cartilhas do projeto, vai projetar 5 painéis em bairros diferentes de João Pessoa, abordando os 5 R’s da sustentabilidade: repense, reduza, recuse, reutilize, recicle. Também será adaptado para o Estado o Aplicativolix, app do projeto que traz a lista de pontos de reciclagem mais próximos e contatos de catadores e associações, que podem contribuir no processo de reciclagem dos moradores.


O projeto também vai realizar a sua apoteose, dia 14 de outubro, e ocupar espaços verdes e patrimônios públicos como o Parque da Lagoa- Solon de Lucena, com apresentações do espetáculo, entrega das bicicletas e também apresentação de nova exposição com catadoras do Estado. 


RELIX - A iniciativa multidisciplinar e orgânica, integrada com arte, música, teatro, fotografia, mobilidade, educação ambiental, redes sociais, tecnologia e direitos humanos, circula até fevereiro por todo o Estado para alertar sobre a problemática do lixo. O Relix se posiciona como um ponto de partida para repensarmos a maneira que lidamos com lixo, não só no âmbito coletivo, mas no comportamento do indivíduo. Cada pessoa, comunidade ou indústria pode e deve ser sensibilizada para se integrar como agente de reestruturação. Numa referência ao lixo em latim (lix, significado de cinzas), Relix é Recusar, Repensar, Reciclar, Reduzir e Reutilizar o lixo.


Ressignificar transformando o conceito de lixo por meio da arte, relíquias. Para provocar mudanças de comportamento que conduzam a resultados mais eficientes e confirmem o estabelecimento da nova e necessária tendência ao lixo zero (ainda distante, mas é preciso começar). A cada performance cultural, com público formado por estudantes ou trabalhadores da indústria, se constrói uma nova consciência ambiental, na nossa casa, mas também na rua, trabalho, cidade.

Outras Notícias


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.