Dois projetos desenvolvidos por alunos e professores da Escola SESI Prata, de Campina Grande, são finalistas da Mostra Virtual de Projetos da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE 2021.
Os projetos são “Lixeira Descontaminadora Ultravioleta – LDU” e “Análise sensorial do bolo de caneca enriquecido com farinha produzida a partir de cascas de legumes”. Qualquer pessoa pode escolher os melhores projetos curtindo nos links de cada trabalho até às 14h, do dia 29 de março. Os resultados serão divulgados no site da FEBRACE Virtual. Os links disponibilizados são: https://febrace.org.br/virtual/2021/ENG/87/ e https://febrace.org.br/virtual/2021/AGR/39/
A Lixeira Descontaminadora Ultravioleta, desenvolvida pelos alunos do ensino médio, Isabelly Vitória Sousa Rocha, Carlos Daniel da Silva Nogueira, Victor de Oliveira Gadelha, sob a orientação do professor Eduardo Adelino Ferreira, concorre na categoria Engenharias. O dispositivo utiliza a ação germicida da luz ultravioleta para fazer a desinfecção de máscaras de outros equipamentos de proteção individual, permitindo que esses materiais sejam posteriormente reciclados.
Já o projeto “Análise sensorial do bolo de caneca enriquecido com farinha produzida a partir de cascas de legumes” das alunas Eloísa Pereira Torres e Maria Eduarda Nunes dos Santos, desenvolvido também sob a orientação do professor Eduardo Adelino, concorre na categoria Ciências Agrárias.
A pesquisa busca produzir e avaliar por meio de um teste sensorial o bolo de caneca enriquecido pela farinha produzida a partir das cascas de legumes. Durante o desenvolvimento do trabalho foram comparados os aspectos como textura, sabor, aroma e cor de cinco formulações com diferentes teores de farinha de cascas e legumes em substituição a farinha de trigo. O teste sensorial revelou dados estatísticos importantes para fundamentar a proposta de utilização integral dos alimentos em misturas multinutricionais como a farinha, base para várias receitas.
Nesta edição da FEBRACE, mais de 300 projetos de todo o Brasil foram inscritos na Mostra Virtual da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.