Paraíba

Rio Grande do Norte é o mais novo estado a implantar a metodologia ASSTI desenvolvida pelo SESI PB

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 24 de agosto de 2023

Cerca de 20 profissionais entre enfermeiros, psicólogos, técnicos em segurança do trabalho e nutricionistas do SESI foram capacitados ao longo desta semana para aplicar a metodologia nas empresas

A metodologia ASSTI chegou esta semana ao 24º estado brasileiro, a iniciativa que consiste num serviço consultivo que ajuda as indústrias na tomada de decisões em relação à saúde e segurança dos trabalhadores foi desenvolvida em 2018 pela equipe de Saúde e Segurança na Indústria do SESI Paraíba, e se tornou uma estratégia nacional.

Desde ontem, 23/08, a equipe do SESI PB está no Rio Grande do Norte, capacitando profissionais da área de Saúde do departamento regional, para a implantação da metodologia na indústria potiguar. Participam do treinamento, cerca de 20 colaboradores do SESI RN, entre enfermeiros, psicólogos, técnicos em segurança do trabalho e nutricionistas.

A programação foi aberta pelo superintendente do SESI RN, Juliano Martins, e é conduzida pelo coordenador de Promoção de Saúde do SESI PB, Fernando Melo, pela coordenadora de Saúde e Segurança da Indústria da instituição, Christiane Costa, e pelo coordenador do Observatório da Indústria, Saulo Freire. Entre as atividades realizadas ocorreram momentos de integração, dinâmicas e levantamento de informações relacionadas a atuação dos participantes, nas indústrias.

Na capacitação os participantes se aprofundam em um amplo conteúdo que compreende desde a modelagem do Negócio ASSTI, o planejamento, como deve ser o processo de coleta de dados, os métodos usados, o dimensionamento amostral, padronização e os recursos necessários, a etapa de análise de dados, e a estrutura da metodologia (Embasamento teórico – Índices, dimensões e indicadores), Priorização de indicadores Matriz GUT (Trabalho em equipe, com simulações em empresas específicas), a Discussão sobre as atividades do dia e monitoramento dos resultados alcançados. E por fim, a elaboração de relatórios, a aplicação de resultados, e a comunicação junto ao cliente, o material de suporte e o apoio à devolutiva.

Quem participou da capacitação na manhã de hoje, por videoconferência foi a representante do Departamento Nacional do SESI, Gina Marine, que ressaltou a importância da metodologia ASSTI. A capacitação teve ainda a participação da gerente Executiva de Saúde Segurança do SESI RN, Alice Carvalho.

A ASSTI se tornou uma metodologia nacional, implantada em grandes indústrias brasileiras, e está sendo aplicada nos seguintes departamentos regionais do SESI: Pernambuco, Piauí, Bahia, Maranhão, Paraíba e Ceará na região Nordeste, e em Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, no Centro-Oeste, além dos estados do Amapá, Acre, Pará, Roraima e Rondônia, no Norte, e Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul, no Sudeste e Sul do país.

Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101-9760/5388.