
Simular situações reais do dia a dia de trabalho, e seus possíveis riscos, para capacitar colaboradores da indústria e proporcionar novos conhecimentos sobre segurança no ambiente profissional. Essa é a proposta do SESI Paraíba, que realizou dois cursos na Usina São João, no município de Santa Rita, beneficiando 250 colaboradores da empresa. As capacitações abordaram as normas técnicas referentes ao trabalho em altura e em espaços confinados.
De acordo com a gerente do SESI em João Pessoa, Mônica Borba, as duas normas regulamentadoras trabalhadas são essenciais para garantir a segurança dos colaboradores e a eficiência das atividades industriais. Considerando essa importância, a instituição utilizou, durante a realização dos cursos, um simulador para reproduzir cenários reais de trabalho e suas eventuais situações de risco.
Instalado em uma unidade móvel do SESI, esse simulador possibilitou uma imersão prática e segura, permitindo aos participantes dos cursos vivenciarem desafios que podem ser enfrentados em espaços confinados e em atividades realizadas em altura. Entre os aspectos trabalhados, estão medidas de resgate e primeiros socorros, prevenção de quedas e uso adequado de equipamentos de proteção.
O curso de NR33 capacita os trabalhadores a reconhecer, avaliar e controlar riscos em espaços confinados, além de orientar sobre medidas de resgate e primeiros socorros. Já a formação em NR35 aborda técnicas de segurança para a realização de trabalhos em altura, com foco na prevenção de quedas e uso adequado de equipamentos de proteção.

“A unidade móvel do SESI é equipada com dispositivos que reproduzem esses ambientes confinados e as estruturas verticais, permitindo aos trabalhadores aplicar os conceitos teóricos em condições controladas. Essa combinação de simulação prática com aprendizado teórico potencializa a fixação dos procedimentos corretos e aumenta a conscientização sobre os riscos envolvidos nesses tipos de atividades”, explicou Mônica Borba.
Ainda segundo a gerente, a capacitação não só atende aos requisitos legais de segurança no trabalho, como também promove uma cultura de prevenção de acidentes, garantindo maior produtividade no ambiente industrial. “Dessa forma, o SESI reforça o seu papel estratégico na promoção da segurança no trabalho e na qualificação profissional, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da indústria paraibana”, acrescentou a gestora.
Segundo o Diretor-Presidente da Usina São João, Eduardo Ribeiro Coutinho, a parceria com o SESI João Pessoa representa um avanço significativo na preparação e qualificação da mão de obra. A capacitação não só atende aos requisitos legais de segurança do trabalho, mas também promove uma cultura de prevenção de acidentes, garantindo maior produtividade e segurança no ambiente industrial.
Texto/ Colaboração | Déborah Souza.