Paraíba

SESI e SENAI mudam panorama da indústria paraibana levando qualificação e novos conhecimentos para os trabalhadores do setor

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 06 de agosto de 2021

O SESI da Paraíba por meio da área de Educação, tem trabalhado desde 2020, com a oferta da Educação de Jovens e Adultos - EJA profissionalizante, na modalidade à distância

A produtividade de uma empresa está atrelada diretamente as competências e conhecimentos dos trabalhadores que a integram. Quanto mais escolarizado for, mais o colaborador desempenhará com facilidade as atividades exigidas pelo mercado do trabalho.

Nesta perspectiva, o SESI e o SENAI da Paraíba têm trabalhado desde 2020, com a oferta da Educação de Jovens e Adultos - EJA profissionalizante, na modalidade à distância.

O grande diferencial do Programa EJA Profissionalizante é a dupla certificação, ao término do curso o colaborador/aluno recebe um certificado do Ensino Médio, com 1.200 horas (SESI) e outro, de qualificação profissional (SENAI), com 160 horas, carga horária a ser cumprida ao longo de 12 meses letivos, sendo 80% a distância e 20% presencial.

Durante as aulas, o SESI utiliza a metodologia Reconhecimento de Saberes, que considera as habilidades adquiridas pelos trabalhadores ao longo de sua vida, possibilitando a redução da carga horária em pelo menos 50% para a maioria dos matriculados.

O objetivo é contribuir para a elevação do nível de escolaridade dos trabalhadores e proporcionar o desenvolvimento de habilidades e competências exigidas pelo atual mercado de trabalho, de forma a entregar à sociedade mão de obra qualificada.

Atualmente, 11 empresas estão sendo atendidas pelo SESI, no estado, sendo em João Pessoa a Coteminas e Iane; em Campina Grande a Coteminas, TESS, Construtora Andrade Marinho LMF, Grupo Moura, Silvana Calçados e Tintas Lux. E ainda: Brastex e Alpargatas, em Santa Rita, e Lafargem Holcim, em Caaporã.

Na unidade da Indústria Coteminas, em Campina Grande, a iniciativa tem proporcionado excelentes resultados.  “Participar do EJA teve uma importância ímpar na minha vida, tanto pessoal como profissional, sabemos que é de grande importância ter o ensino médio completo hoje em dia, e o SESI abriu essa porta. Além de excelentes professores, a atenção recebida durante o curso foi imensa, sou muito grata a toda equipe que contribuiu para que eu pudesse dar mais esse passo, e com total gratuidade eu consegui concluir o ensino médio totalmente à distância, enquanto trabalhava na empresa Coteminas”, afirmou Vanessa Cabral, operadora de máquinas.

A analista de Desenvolvimento Humano da empresa, falou sobre os benefícios que o programa tem proporcionado no ambiente de trabalho da Coteminas. “O EJA tem uma grande parcela de contribuição para os colaborares da indústria, proporcionando uma gama de conhecimento, além de melhorar o desempenho deles nas atividades diárias. O ensino faz com que o colaborador tenha mais ânimo, vontade e motivação para desenvolver o trabalho. A maioria de nossos colaboradores conseguiu se alfabetizar e concluir o ensino médio por meio dessa parceria SESI - Indústria. E o modelo de ensino a distância faz com que os colaboradores se motivem a estudar. Sem contar que a plataforma do curso é muito intuitiva e dinâmica, o que acaba colaborando para o processo de ensino aprendizagem que é favorecido pelo fundamental apoio da equipe de profissionais do SESI”, afirmou Kaliny Nayara Souza Duarte.

Informações adicionais sobre o Programa de Educação de Jovens e Adultos Profissionalizante podem ser obtidas através do telefone: (83) 99924- 9311.