Compartilhar

Paraíba

SESI e SENAI participam da primeira edição da Olimpíada do Trabalho, promovida pelo TRT 13ª Região

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 06 de dezembro de 2023

O evento, realizado em parceria, teve o intuito de promover uma conscientização sobre a importância de medidas voltadas à promoção de ambientes de trabalho seguros.


O Instituto SENAI De Tecnologia Têxtil e Confecção, em João Pessoa, sediou nesta terça-feira, 5, a I Olimpíada do Trabalho, promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 13ª  Região (TRT) em parceria com o SESI e SENAI da Paraíba e a CAGEPA. O objetivo do evento, que esteve dentro da agenda do Programa Trabalho Seguro, foi promover a conscientização sobre a prevenção de acidentes de trabalho e de estímulo a ações voltadas para a promoção de ambientes seguros.

Durante a programação foram realizadas palestras temáticas sobre Saúde e Segurança no Trabalho e, na oportunidade, o assessor de operações estratégicas da área de Saúde e Segurança na Indústria do SESI, Sávio Freire, realizou uma palestra sobre Comportamento Seguro, e a supervisora de Promoção à Saúde do Centro de Atividades do SESI João Úrsulo Ribeiro Courinho,  Giovanna Mingarelli, realizou a apresentação e aplicação da Metodologia de Avaliação da Saúde e Segurança em Trabalhadores da Indústria (ASSTI), ferramenta desenvolvida pelo departamento regional da Paraíba com o intuito de construir uma base de dados que permite às empresas identificarem os indicadores que vão subsidiar o planejamento de intervenções em saúde e segurança. 

Do SENAI Paraíba estiveram presentes o gerente executivo de Inovação e Tecnologia, Wagner Porto, e a supervisora do Núcleo de Inovação, Fabiana Hiluey. Além disso, cerca de 50 colaboradores da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba - CAGEPA, participaram do evento sob liderança do gerente de Novos Negócios e Inovação, Altamar Alencar.  

Ao final da programação, foi realizada com os participantes uma visita guiada pela planta têxtil do instituto, que possui uma estrutura moderna e sustentável, oferecendo soluções em tecnologia e inovação para empresas paraibanas. O evento é fruto de parcerias institucionais entre as organizações, que estão engajadas com as medidas de promoção de ambientes de trabalho seguros, e provoca a realização de futuros projetos em atuação conjunta.

Programa Trabalho Seguro - O programa é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), com o objetivo de prevenir acidentes de trabalho e fortalecer a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, através de projetos e ações nacionais que buscam sensibilizar empresas, trabalhadores e a sociedade sobre a importância das medidas de segurança nos locais de trabalho. 



Texto/Colaboração | Igor Batista

Outras Notícias