SESI Indústria do Conhecimento

Por Syusk Santos - Campina Grande/PB - Publicado 27 de fevereiro de 2007

Projeto do Centro

Espaço de acesso à informação, onde a sociedade, numa perspectiva de educação ao longo da vida, tenha condições de sistematizá-la e apropriá-la como conhecimento. É dessa forma que o Serviço Social da Indústria da Paraíba lança, de forma pioneira, o Projeto SESI Indústria do Conhecimento.

Trata-se de um centro tecnológico, com mecanismos de acesso ao conhecimento, que promove a inclusão digital, pelo acesso à Internet, melhorando a qualidade da educação básica, à medida que possibilita, a alunos e aos professores, o acesso a fontes de informação estruturadas e diversificadas.

No marco internacional, o projeto referencia-se nos CMC-Community Multimedia Centres apoiados pela UNESCO, combinando estratégias convencionais de acesso à informação.Cultura e responsabilidade social encontram-se presentes no SESI Indústria do Conhecimento pela co-responsabilidade do setor produtivo industrial, que apóia o trabalhador e sua família no acesso à informação e ao conhecimento.

A meta do SESI é implantar 100 módulos do projeto, em municípios de todo o território nacional. O objetivo é facilitar ao trabalhador e sua família, o acesso à informação disponível em mídia impressa e eletrônica.

Laboratório de Informática
Em Campina Grande, o centro será instalado no Parque da Criança, no antigo orquidário, através da parceria com a Prefeitura Municipal, com estrutura formada por um acervo de biblioteca de aproximadamente 1.300 exemplares impressos, dez mil títulos em mídia eletrônica, cem títulos em DVD e CD, cem títulos na gibiteca, um jornal local e três periódicos, além de dez computadores com acesso à Internet.

A assinatura do convênio, entre o SESI da Paraíba e a Prefeitura de Campina Grande está marcada para o dia primeiro de março, às 10h, no sexto andar da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba.