SESI Indústria do Conhecimento promove capacitação

Por Syusk Santos - Campina Grande/PB - Publicado 21 de agosto de 2007

Em dois dias, dez técnicos do SESI Paraíba, das unidade de Campina Grande, João Pessoa e Sousa, estarão aptos para o trabalho a ser desenvolvido pelo Projeto SESI Indústria do Conhecimento. Com duração de 16h/aula, a capacitação, realizada no CT Moda do SENAI em Campina Grande, tem o objetivo de habilitar os participantes, quanto à ciência da informação, com visão geral na área de biblioteconomia.

Na prática, os colaboradores aprendem a manusear o site gerenciador não apenas do acervo, mas também da própria unidade do SESI Indústria do Conhecimento, incluindo cadastramento de títulos, autores, publicação de notícias e recuperação de informações. Desenvolvido pela Ilog Tecnologia, empresa responsável pelo software, o site disponibiliza respostas imediatas para perguntas referentes aos serviços prestados pelo empreendimento. "Na verdade, criamos um conjunto de soluções para o monitor, o usuário e para o próprio projeto. O site, portanto, é uma ferramenta de pesquisa, onde com o nome de autores ou títulos, um sistema filtrado com respostas imediatas, por unidade, estado ou cidade, enfim todos os locais onde o projeto SESI Indústria do Conhecimento está instalado", disse Carla Lins, Gerente de Conteúdo da Ilog Tecnologia.

Uma vez capacitados para o site, os técnicos aprendem que o projeto consiste em algo mais que uma simples biblioteca. Trata-se de um espaço vivo e interativo, onde a comunidade deverá ser assistida através da promoção de debates, realização de oficinas de teatro, música, artesanato, entre tantas outras atividades culturais.

Outro fator de aprendizado exposto aos participantes, é o fato de que cabe ao projeto a promoção da inclusão social, acima dos conceitos da própria informática (windows, word, excel, power point). "Esperamos que o monitor do SESI seja um "animador cultural", que proporcione o acesso à leitura, de forma lúdica e prazerosa, com oficinas vivenciais e dinâmicas", concluiu a Analista de Negócios Sociais do Departamento Nacional do SESI, Mônica Levi.

PROJETO – O Projeto SESI Indústria do Conhecimento é um espaço de acesso à informação, onde a sociedade, numa perspectiva de educação ao longo da vida, tenha condições de sistematizá-la e apropriá-la como conhecimento. O empreendimento dispõe de um centro tecnológico, lançado em Campina Grande e em João Pessoa, com mecanismos de acesso ao conhecimento, que promove a inclusão digital, pelo acesso à Internet, melhorando a qualidade da educação básica, à medida que possibilita, a alunos e aos professores, o acesso a fontes de informação estruturadas e diversificadas.

No marco internacional, o projeto referencia-se nos CMC-Community Multimedia Centres apoiados pela UNESCO, combinando estratégias convencionais de acesso à informação.Cultura e responsabilidade social encontram-se presentes no SESI Indústria do Conhecimento pela co-responsabilidade do setor produtivo industrial, que apóia o trabalhador e sua família no acesso à informação e ao conhecimento.

A meta do SESI é implantar 100 módulos do projeto, em municípios de todo o território nacional. Para tanto, o complexo tem estrutura formada por um acervo de aproximadamente 1.300 exemplares impressos, dez mil títulos em mídia eletrônica, cem títulos em DVD e CD´s, cem títulos na gibiteca, um jornal local e três périódicos, além de dez computadores com acesso à internet.

O Projeto foi lançado de forma pioneira pelo SESI da Paraíba. "OSesi Indústria do Conhecimento é uma necessidade que nós vinhamos sentindo há muito tempo, o espaço proprocionará uma interação maior com a sociedade visto que nós vamos implementar através da parceria do SESI e a Prefeitura de Campina Grande, um equipamento que vai ter toda uma interatividade com a sociedade, e que vai permitir as pessoas conhecerem mais a nossa instituição e utilizar tudo aquilo que ela oferece em prol do trabalhador, sobretudo do industrário, e da sociedade como um todo", destacou o presidente da FIEP, Francisco Gadelha.