Nesta quarta-feira, 18, é comemorado o Dia Internacional do Museu, e em comemoração a esta data e com o intuito de incentivar as pessoas a prestigiarem esses ambientes, o SESI Museu Digital vai realizar uma mesa-redonda sobre o tema “A Cultura Digital para a construção da memória do futuro”.
O debate recebe o responsável pela implantação do Museu da História da Paraíba no Palácio da Redenção, em João Pessoa, e escritor do livro “Paraíba: Memória Cultural”, onde faz um panorama sobre a história e a cultura do estado, Chico Pereira, a historiadora e museóloga, Sabrina Melo, e a fundadora e presidente de honra do Instituto Histórico de Campina Grande, Ida Steinmuller.
Além deles, também participam, de forma remota, o especialista em preservação digital e escritor do livro “A memória do digital e outras questões das artes e museologia”, Pablo Gobira, e o professor do Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes da Universidade Federal da Paraíba, Ed Porto. Todo o debate será mediado pelo pesquisador em Arte Computacional e consultor em soluções digitais e audiovisuais, Reinaldo Toscano.
Pensado como uma inovação na área da museologia, o SESI Museu Digital alia a história da cidade de Campina Grande à tecnologia a partir de suas ferramentas que contam toda trajetória do município de forma interativa, dando ao visitante a oportunidade de conhecer a cidade a partir de uma experiência imersiva e sensorial.
Desde 2017, quando foi inaugurado, o espaço se tornou referência nacional e internacional em inovação e tecnologia, sendo uma viagem no tempo pelos ciclos históricos campinenses. Reflexo desse sucesso, são as inúmeras visitas que a estrutura tem recebido durante todos os anos por outras instituições que buscam inspirações para suas próprias construções.
Texto/Colaboração: Igor Batista