Campina Grande completa, nesta sexta-feira (11), 160 anos de história. Personificada nas figuras do indígena, do tropeiro e da catadora de algodão, os pioneiros da Borborema, que desempenharam um papel crucial no seu desenvolvimento econômico e social, a cidade é hoje referência na cultura e na inovação.
No aniversário da Rainha da Borborema, o SESI Museu Digital, equipamento que conta a história da cidade através de ferramentas interativas, estará com entrada gratuita durante os dias 11, 12 e 13 de outubro. O museu se destaca por oferecer uma experiência sensorial e imersiva na trajetória do desenvolvimento de Campina Grande. A partir de recursos interativos, como jogos, tela de projeção, mapa digital, espaço 360º, o visitante tem a oportunidade de conhecer os aspectos econômicos, históricos e culturais que fizeram da cidade uma das mais importantes do interior do Nordeste.
Em 2021, Campina Grande recebeu da Unesco o selo de “Cidade Criativa” na categoria Artes Midiáticas pela sua contribuição à cultura e à criatividade, passando a integrar uma rede criativa, composta por cerca de 49 cidades do mundo, que se comprometem em promover o desenvolvimento sustentável a partir da criatividade e da inovação. A candidatura do município teve apoio de diversas entidades, como o SESI, através do museu, reconhecido pelo Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram) e catalogado como um dos principais equipamentos do país.
No aniversário da cidade, o museu funcionará em horário especial, das 10h às 16h, com a última entrada até às 15h30.
Texto/Colaboração | Igor Batista