Compartilhar

SESI promove palestra sobre Depressão

Por Silvia Nogueira - Campina Grande/PB - Publicado 20 de março de 2007

A palestra será realizada nesta quarta-feira, 21, a partir das 14 horas, com o Bacharel em enfermage

A chamada doença do século XXI, a depressão é uma desordem psiquiátrica cada vez mais freqüente que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) acomete cerca de 30% da população mundial.

 

O SESI Academia sempre preocupado com o bem estar, a saúde física e mental de seus associados, a professora Karina Passos e toda equipe do SESI promovem nesta quarta-feira, 21 de março, às 14h,  uma palestra sobre depressão com o Bacharel em enfermagem Manoel Laureano, e contará também com a participação do grupo de teatro Heureca, que irá dramatizar o assunto, mexendo com a emoção do público.

 

O que é a depressão:

 

Depressão é uma doença que se caracteriza por afetar o estado de humor da pessoa, deixando-a com um predomínio anormal de tristeza. Todas as pessoas, homens e mulheres, de qualquer faixa etária, podem ser atingidas, porém mulheres são duas vezes mais afetadas que os homens. Em crianças e idosos a doença tem características particulares, sendo a sua ocorrência em ambos os grupos também freqüente.

 

O que causa a depressão:

 

As causas de depressão são múltiplas, de maneira que somadas podem iniciar a doença. Deve-se a questões constitucionais da pessoa, com fatores genéticos e neuroquímicos (neurotransmissores cerebrais) somados a fatores ambientais, sociais e psicológicos, como: Estresse Estilo de vida.
Acontecimentos vitais, tais como crises e separações conjugais, morte na família, climatério, crise da meia-idade, entre outros.

O que sente a pessoa deprimida:

 

Freqüentemente o indivíduo deprimido sente-se triste e desesperançado, desanimado, abatido ou “na fossa”, com “baixo-astral”. Muitas pessoas com depressão, contudo, negam a existência de tais sentimentos, que podem aparecer de outras maneiras, como por um sentimento de raiva persistente, ataques de ira ou tentativas constantes de culpar os outros, ou mesmo ainda com inúmeras dores pelo corpo, sem outras causas médicas que as justifiquem. Pode ocorrer também uma perda de interesse por atividades que antes eram capazes de dar prazer à pessoa, como atividades recreativas, passatempos, encontros sociais e prática de esportes. Tais eventos deixam de ser agradáveis. Geralmente o sono e a alimentação estão também alterados, podendo haver diminuição do apetite, ou mesmo o oposto, seu aumento, havendo perda ou ganho de peso. Em relação ao sono pode ocorrer insônia, com a pessoa tendo dificuldade para começar a dormir, ou acordando no meio da noite ou mesmo mais cedo que o seu habitual, não conseguindo voltar a dormir. São comuns ainda a sensação de diminuição de energia, cansaço e fadiga, injustificáveis por algum outro problema físico.

 

 

Colaboração: Iliana Maíra 

Fotos: www.oudeir.rec.br./saude/av21

Outras Notícias