Paraíba

SESI realiza treinamento sobre o uso de EPIs com empresas do setor de alumínio do Sertão

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 12 de agosto de 2024

Cerca de 170 colaboradores das empresas participantes estiveram no treinamento

Na última quinta-feira (8), o Centro de Atividades do SESI José de Paiva Gadelha, em Sousa, realizou um treinamento para empresas do setor de alumínio, sobre o uso correto, guarda e conservação dos equipamentos de proteção individual, conforme a Norma Regulamentadora número 6.

Cerca de 170 colaboradores das empresas Laminor, Real Alumínio, Panela Real e Luz Indústria, indústrias da cidade de Catolé do Rocha, no Sertão paraibano, participaram da capacitação, e puderam aprimorar seus conhecimentos sobre a importância e a correta utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O treinamento foi conduzido pela Técnica de Segurança do Trabalho, Ediane Vieira, que destacou práticas essenciais para a segurança no ambiente de trabalho.

Durante a capacitação, os colaboradores receberam instruções detalhadas sobre como utilizar, guardar e conservar os EPIs, garantindo assim a proteção contra riscos ocupacionais. A iniciativa reforça o compromisso do SESI com a segurança e a saúde dos trabalhadores, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

A gestora de RH das empresas participantes, Ameliana Soares, destacou o papel do SESI para o desenvolvimento de atividades e ações que colaboram para a segurança do trabalho. “A parceria entre a indústria e o SESI é fundamental para o desenvolvimento dos colaboradores. Através de treinamentos em segurança do trabalho, essa colaboração contribui significativamente para a redução dos riscos à saúde dos trabalhadores, criando um ambiente de trabalho mais seguro e produtivo”, pontuou.

Durante o evento, a coordenadora, Arinalda Brasil, e a tutora, Ivandneya Souza, também apresentaram o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa iniciativa reforça o compromisso do SESI com a qualificação contínua dos trabalhadores da indústria, proporcionando oportunidades educacionais para aqueles que desejam qualificar seus níveis de escolaridade.

O gerente da unidade de Sousa, Darlan Lima, pontuou a importância do SESI na promoção da saúde e segurança no trabalho, através de suas ações, e na inclusão social e desenvolvimento da força de trabalho, a partir da EJA.

“O SESI desempenha um papel essencial na promoção da saúde e segurança no trabalho. Através de seus cursos, a instituição aprimora as habilidades dos trabalhadores, garantindo um ambiente seguro e saudável. Além disso, a instituição investe na Educação de Jovens e Adultos, permitindo que pessoas retomem seus estudos e se qualifiquem. Dessa forma, contribui significativamente para a inclusão social e o desenvolvimento da força de trabalho na região”, destacou o gerente da unidade.

O que diz a NR-06

A Norma Regulamentadora número 6 estabelece requisitos para a aprovação, comercialização, fornecimento e utilização de Equipamentos de Proteção Individual no Brasil, buscando garantir que os EPIs sejam adequados para proteger os trabalhadores contra os riscos ocupacionais.

Texto/Colaboração | Igor Batsta