Compartilhar

Paraíba

Sete projetos da Escola SESI são premiados na Feira Nacional de Ciências de Londrina

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 02 de maio de 2022

Os projetos desenvolvidos por alunos e professores da Escola SESI, nas cidades de Bayeux e Campina Grande foram premiados na Mostra Virtual da Feira Nacional de Ciências de Londrina, que aconteceu de 15 a 29 de abril.


O conhecimento científico é essencial no enfrentamento de desafios, além de ajudar na tomada de decisões. E é com a contribuição da ciência que se alcança avanços significativos nas mais diversas áreas dede a saúde, passando pela tecnologia e até mesmo no meio ambiente, impactando positivamente a qualidade de vida da população.

É com essa visão, que a Escola SESI na Paraíba aborda o ensino da ciência em sala de aula, buscando contribuir com a sociedade, através do desenvolvimento de projetos que proporcionam mudanças positivas para os alunos e que tenham grande alcance social.

O resultado desse trabalho foi mais uma vez reconhecido, dessa vez, sete projetos desenvolvidos por alunos e professores da Escola SESI, nas cidades de Bayeux e Campina Grande foram premiados na Mostra Virtual da Feira Nacional de Ciências de Londrina, que aconteceu de 15 a 29 de abril.

Os projetos foram premiados por área de conhecimento, alguns receberam menção e os demais credenciais para Feiras Nacionais de Ciências, que acontecerão em Pernambuco, Pará, e outros estados do Brasil.

Os projetos premiados com medalha de ouro, por área de conhecimento foram: em Ciências Exatas e da Terra, “Controle físico-químico do sabonete produzido com extrato de palma forrageira”, dos alunos Anna Madelyne Silva Martins, Euder Gabriel Andrade Gomes e Evellyn Beatriz Sobral Silva.

Na área de Ciências Agrárias, o projeto “Análise sensorial do bolo de caneca enriquecido com farinha produzida a partir de cascas de legumes”, das alunas Eloísa Pereira Torres e Maria Eduarda Nunes dos Santos. E na área de Engenharias, o “Desenvolvimento de membrana para microfiltração e retenção de microplásticos - Parte I”, das alunas Maria Gabriely Félix de Siqueira, Maria Helena Dantas de Lima e Maria Luiza Souza Dantas.

Os três projetos são de Campina Grande, sendo orientados por Eduardo Adelino Ferreira, que contou com o apoio, na orientação do projeto na área de Engenharias, de Fabiana Medeiros do Nascimento.

Já os projetos premiados com medalha de prata, também por área de conhecimento foram: em Ciências Agrárias, “Produção e aceitabilidade de petisco vegano para cães e gatos”, das alunas Ana Laura de Medeiros e Cibely Pereira da Silva. E em Ciências Sociais, “INOVEPALMA: aplicativo para o empreendedorismo no semiárido”, desenvolvido pelas alunas Luanny Christine Farias Nunes e Naely Araújo Mota Santos. Estes dois projetos também foram orientados por Eduardo Adelino Ferreira, da cidade de Campina Grande.

Na área de Engenharias, o medalhista de prata foi o projeto “CLEAN RIVER: filtro biodegradável para limpeza do rio Paraíba nas imediações da cidade de Bayeux/PB”, dos alunos Jeymison Lucas Fernandes Barbosa da Silva, Matheus Albuquerque Gomes e Natanael Silva dos Santos, sob a orientação de Aline Alves Almeida e Petrônio Bezerra Gama.

A medalha de bronze ficou para os projetos nas áreas de Ciências da Saúde “NUTRIZON: uma alternativa para sua suplementação”, dos alunos Alexandro de Oliveira Aguiar Filho, Allana Gisela Borges de Souza e Ítalo dos Santos Barbosa. Estes dois projetos, da cidade de Bayeux/PB, foram orientados por Aline Alves Almeida e Petrônio Bezerra Gama.

Receberam menção honrosa, por se destacarem entre os melhores por área de conhecimento, os projetos: “Controle físico-químico do sabonete produzido com extrato de palma forrageira”, “Análise sensorial do bolo de caneca enriquecido com farinha produzida a partir de cascas de legumes”, e “Desenvolvimento de membrana para microfiltração e retenção de microplásticos - Parte I”. Os alunos envolvidos receberão troféus e certificados de participação.

Além disso, o projeto dos alunos da Escola SESI de Campina Grande, “Desenvolvimento de membrana para microfiltração e retenção de microplásticos - Parte I”, ficou em 2º lugar entre os projetos mais bem avaliados na FITEC 2022, independente de área de conhecimento, e a equipe também recebeu troféus e certificados de participação.

Entre os sete projetos que receberam credenciais de Feira de Ciências Nacionais, estão o “Controle físico-químico do sabonete produzido com extrato de palma forrageira” selecionado para a Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia – FENECIT na cidade de Camaragibe – PE; e estão credenciados para a Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto Açaí, que ocorrerá na cidade de Belém do Pará os projetos: “NUTRIZON: uma alternativa para sua suplementação”, “Produção e aceitabilidade de petisco vegano para cães e gatos”, “INOVEPALMA: aplicativo para o empreendedorismo no semiárido” e “CLEAN RIVER: filtro biodegradável para limpeza do rio Paraíba nas imediações da cidade de Bayeux/PB”.

Já o projeto “Análise sensorial do bolo de caneca enriquecido com farinha produzida a partir de cascas de legumes”, foi credenciado para a Feira Nacional de Ciência e Tecnologia Danta Alighieri, e recebeu o credenciamento para a Infomatrix Nacional – Brasil o “Desenvolvimento de membrana para microfiltração e retenção de microplásticos - Parte I”.

A Feira Interativa de Ciências e Tecnologia (FITEC Brasil) é uma feira de ciências que tem como principal objetivo a divulgação de pesquisas de iniciação científica júnior, desenvolvidas por estudantes do 8º ano ao ensino técnico, do Brasil. A proposta é fomentar o desenvolvimento desses projetos dentro das instituições de ensino básico, possibilitando o maior envolvimento de alunos com as diversas áreas do conhecimento.

Informações adicionais podem ser obtidas no site da FITEC Brasil: https://fitecbrasil.org.br/

Outras Notícias