Paraíba

Sistema Indústria da Paraíba construindo o futuro da indústria e do trabalho

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 02 de janeiro de 2024

A indústria é um dos motores da economia paraibana, e através de suas iniciativas para o setor, o SESI, o SENAI, o IEL e a FIEPB desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do estado.

O SESI com seus programas de Saúde e de Educação, exerce uma função importante no desenvolvimento social do estado; o SENAI, por sua vez, oferece formação técnica de qualidade, preparando jovens para o mercado de trabalho, com metodologias alinhadas às demandas da indústria; o IEL, conecta academia e indústria, promovendo inovação e competitividade, e a FIEPB articula todas essas ações defendendo os interesses da indústria paraibana.

Ao longo de 2023, o Sistema Indústria da Paraíba desenvolveu diversas atividades, em suas áreas de atuação. Foram 25.464 matrículas em educação profissional e superior e 14.641 matrículas em educação básica e continuada, o que representa o compromisso do sistema com a formação de alunos para o mercado de trabalho, a partir do desenvolvimento a cultura da inovação e do empreendedorismo.

Além disso, o sistema, através das unidades do SESI e do SENAI, está presente em todas as regiões do estado, e este ano atendeu 139 municípios e mais de 1.200 empresas com suas ações e serviços.

Em Saúde e Segurança, foram cerca de 50 mil trabalhadores impactados positivamente com a atuação do SESI no estado. O sistema atua ainda em diversas frentes para promover capacitação empresarial, aperfeiçoamento de gestão e suporte à inovação, e, através do IEL, em 2023 realizou mais de 2 mil contratos de estágio, promovendo uma integração entre a indústria e as universidades.

Esses números representam a força e o compromisso com o desenvolvimento da região. Juntos, o SESI, o SENAI, o IEL e a FIEPB formam o sistema que constrói o futuro da indústria e do trabalho na Paraíba.

Texto/Colaboração | Igor Batista