Trabalhos desenvolvidos por alunos e professores da Escola SESI de Bayeux são premiados em evento na UFPB

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 06 de dezembro de 2019

Evento estimula o desenvolvimento e projetos científicos

Quatro trabalhos científicos criados por alunos e professores da Escola SESI Corálio Soares de Oliveira, do SESI na cidade de Bayeux, foram premiados durante o VII Talento Científico Jovem 2019, que terminou nesta sexta-feira, 06/12, na Universidade Federal da Paraíba – UFPB, em João Pessoa.

Os projetos desenvolvidos para a Mostra de Iniciação Científica – MIC, da Escola concorreram com 82 projetos de escolas de toda a Paraíba, e ficaram entre os 20 melhores do evento. Os trabalhos premiados foram:

Projeto Girassol: Uma Alternativa Energética Sustentável e Mais Eficiente: Trata-se de um mecanismo controlado por um Arduíno que faz com que a placa solar rotacione de forma a acompanhar a máxima intensidade de luz, ou seja, ela capta a potência irradiada da luz solar de maneira mais eficiente gerando uma eficiência que chega a ser 53% superior as placas solares fixas convencionais. Professor Orientador: Afonso Alane e Coorientadores: Rita de Cássia e Jussara.

Óculos de Ecolocalização: Uma solução tecnológica inclusiva: Trata-se de um óculos inteligente produzido para deficientes visuais, o óculos avisa ao seu usuário sobre a proximidade de obstáculos. A orientação espacial dele se dá por sensores ultrassônicos dispostos na lente do óculos que informa ao Arduino a distância que o óculos está dos obstáculos, este por sua vez está programado para gerar um estímulo audível (sonoro) e sensorial (vibração) para o deficiente está ciente da proximidade e do risco iminente com obstáculos. Professor Orientador: Afonso Alan e Coorientadores: Rita de Cássia e Jussara.

Projeto Lean Construction: Contribuições para a melhoria da gestão e planejamento em canteiro de obras. O projeto tem como objetivo apresentar uma proposta viável e sustentável que servirá de subsídio para a gestão e planejamento de obras, utilizando-se de ferramentas tecnológicas e de fácil acesso. Para tanto, realizou-se pesquisas bibliográficas, visita técnica num canteiro de obras da grande João Pessoa e elaborou-se o site ConstruSimple para possibilitar aos gestores de obras um maior controle dos serviços e da produtividade na obra. Orientadores: Darleandro Santana e Sarah Barroca.

Projeto Oficina da Matemática: Uma proposta de Intervenção Didática. O presente projeto se encarregou de criar recursos didáticos, digitais e analógicos, que facilitassem o processo de ensino-aprendizagem da matemática na Escola SESI no Município de Bayeux/PB. Para tanto, realizou-se oficinas para reflexão do tema e definição dos recursos didáticos a serem construídos, sendo todos esses encontros registrados em diário de bordo. Como produto final, criou-se três ferramentas didáticas, com destaque para o Álbum musical com paródias educativas, sobre conteúdos do ensino médio da disciplina de matemática, disponibilizado na plataforma digital SoundCloud e em encartes impressos com QR-Codes que conecta o usuário direto com a plataforma. Orientadores: Darleandro Santana e Sarah Barroca.

A equipe do SESI recebeu ainda 8 medalhas de honra ao mérito, e se classificou em 4º lugar, na categoria visitante.

O Talento Científico Jovem consiste na apresentação de trabalhos científicos, orientados por professores das diferentes áreas do conhecimento e desenvolvidos por alunos matriculados em Instituições de Ensino (IE) Públicas ou Privadas da Paraíba.

O objetivo do Talento Científico Jovem é estimular o desenvolvimento de projetos científicos, despertando no jovem o interesse por áreas das ciências e tecnologias a partir da abordagem do conteúdo sob ponto de vista da investigação científica.

O evento realizado no Hall da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba foi promovido pelo Departamento de Biologia Molecular da Universidade Federal da Paraíba (DBM-UFPB).

Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone: (83) 2108-8750.