Em 2019, o atendimento na área da Educação do SESI/PB superou as expectativas e apresentou um progresso significativo. De acordo com a Gerência de Educação, esse aumento no número de atendimento se deu pela oferta da gratuidade dos cursos, gerando grande aceitação nas indústrias. A previsão é de que em 2020, a gratuidade do Departamento Regional do SESI seja focada na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no Novo Ensino Médio.
Além de prestar serviços de Saúde e Segurança para os trabalhadores da indústria, o SESI também leva Educação a diversos municípios do estado da Paraíba, através de suas “escolas itinerantes” montadas nas sete Unidades Móveis, que se deslocam para as cidades contempladas com o serviço. Dentre os cursos oferecidos, destacam-se os da área de informática, como Planilhas Eletrônicas, Ética nas Redes Sociais e Introdução às Ferramentas de Produtividade do Google.
Uma das principais características desse modelo de atendimento na área de Educação do SESI/PB é a versatilidade para atender às necessidades dos trabalhadores da indústria. Segundo Shymênia Duarte, Gerente de Atividades Finalísticas, caso não haja um curso que atenda a determinadas demandas das empresas, o SESI se adequa a realidade de cada segmento e personaliza os cursos de acordo com essa necessidade.
Para que os trabalhadores das indústrias tenham acesso a essas “escolas itinerantes”, é feita uma análise de mercado, onde cada Unidade Operacional parte para fechar negociações e propostas para esses cursos. Fechado o contrato, é feito um plano de ação, com datas e horários pré-definidos, em parceria com empresas, instituições e prefeituras.
Atualmente, a equipe do SESI/PB está em prospecção para atendimento de demandas para os para cursos de Tecnologia da Informação e EJA. Empresas que não possuem suportes (laboratórios próprios) para oferecer a EJA/EaD, terão à disposição as unidades móveis para as aulas práticas. Para mais informações, interessados devem ligar para (83) 2101-5473.
Texto/Colaboração: Igor Batista