Compartilhar

Uso do LEGO como metodologia em Sala de Aula é tema de palestra na FIEP

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 17 de maio de 2007

A palestra teve ínicio, às 10h, com a professora da UEPB, Filomena Maria Gonçalves, no auditório da

A palestra foi realizado ontem pela manhã, 17/05, na FIEP. Em sua participação a professora da UEPB, Filomena Maria Gonçalves, fez uma abordagem histórica sobre os jogos e sua evolução, ao longo dos anos. Contextualizando a professora, falou sobre as características do LEGO, e as habilidades que ele desenvolve nos jogadores como a criatividade, o trabalho em equipe e a visão empreendedora.

De acordo com a Professora Filomena Maria, o Lego é um brinquedo educativo utilizado como metodologia inovadora em sala de aulas de todo o Brasil. " A proposta de se trabalhar o LEGO em sala de aula, tem como objetivo desmistificar o ensino tradicional, onde existe uma verdade acabada, dando aos alunos a oportunidade de se construir algo novo, trabalhando a auto estima e o respeito pelo outro", destacou.

Entre as características do Lego, ela destacou que é um jogo lúdico, inquietante e regras, e que foge de todas as metodologias tradicionais e proprociona interação e movimento entre os alunos.

Participaram do evento professores de sete escolas do SESI, de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa onde será desenvolvido o Projeto Educação Tecnológica LEGO-SESI, a partir do mês de junho. A proposta pedagógica do projeto é o desenvolvimento de habilidades e competências, onde os alunos se desenvolvem em atividades dinâmicas, onde através da experiência própria, passam a ser protagonista da sua aprendizagem.

Segundo a Coordenadora do Projeto na Paraíba, Mariana Meireles mais de mil estudantes da Paraíba serão beneficiadas com essa metodologia. " O Projeto Educação Tecnológica LEGO-SESI vai enriquecer a Educação nas escolas do SESI, já que é inovador e procura dinamizar as aulas", afirmou Mariana.

O Projeto Contemplará Crianças, Jovens e Adultos alunos do SESI, utilizando revistas Lego e Módulos específicos que serão trabalhados em todas as disciplinas. As aulas serão divididas em três etapas, contextualização, construção e situação problema com grupos de quatro alunos.

Na próxima semana será iniciada a capacitação com os professores das escolas do SESI em Patos, nos dias 21 e 22, em Campina Grande, nos dias 24 e 25, e em João Pessoa, nos dias 28 e 29 e em Sousa, nos dias 31 de maio e 01 de junho.

O Projeto LEGO é uma iniciativa mediada pela reflexão e construção, que oferece subsídios e orientação didático-pedagógica, através de peças em plástico injetado, criadas pelo dinamarquês Olé Kirk Christiansen e fabricadas em escala industrial na década de 1950.

Informações: () 3310-5399.

Outras Notícias