Compartilhar

Alunos do SENAI são desafiados em GP de Inovação a colaborar no enfrentamento da Covid-19

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 07 de agosto de 2020

Até o fim desse ano acontecerão outros GPs nas Unidades do SENAI PB

Um grupo de 37 alunos e 06 instrutores do Centro de Educação Profissional Prof. Stenio Lopes do SENAI, em Campina Grande participou durante quatro dias de um Grand Prix de Inovação virtual onde foram desafiados a colaborar com o enfrentamento da Covid – 19.

O GP conta com o envolvimento de alunos dos cursos de Mecatrônica e Gestão da Unidade do SENAI, que foram divididos em nove equipes, e terão como missão encontrar respostas para as seguintes questões: Como estudar ou não diminuir o ritmo dos estudos enquanto passamos por uma pandemia? Como ter uma indústria sem contaminação e sem perder sua produtividade no período de uma pandemia? Como manter a mente saudável, enquanto passamos por uma pandemia?

“O Grand Prix de Inovação é uma oportunidade importante para que os nossos alunos coloquem em prática suas habilidades e conceitos aprendidos durante o curso, momento onde alunos e instrutores colocam seus conhecimentos na busca de soluções para uma determinada problemática, considerando as circunstâncias, houve um esforço muito grande do nosso corpo docente, coordenação pedagógica e alunos para tornar possível a realização deste evento que teve como objetivo discutir ideias para corroborar com a superação do corona vírus, parabenizo os 37 alunos que foram distribuídos nas 9 equipes, os 6 instrutores que estiveram com eles orientando-os durante as 12 horas da competição e todos da coordenação de educação da unidade Prof. Stenio Lopes pela realização”, ressaltou José Nilton Ferreira, Gerente da unidade Stenio Lopes.

Foram selecionadas duas propostas, a equipe Rosa formada pelas alunas do curso técnico em Administração, Laila Almeida Costa e Maria Isabel Gomes de Lima, e do curso de Mecatrônica Ana Letícia Tenório Ferreira de Souza e Arthur Ruan Souza Souto ficou em 1° lugar, com a proposta de Hayft.

O Hayft consiste em um colete massageador que oferece a possibilidade de pareamento com um aparelho celular via bluetooth, dessa forma, o usuário poderá ouvir a música de sua preferência enquanto aproveita a massagem, ele será controlado por um aplicativo que poderá aumentar a intensidade da massagem de acordo com o humor do cliente, além de oferecer dicas de como preservar sua saúde mental.

E em 2° lugar, a equipe Branca formada pelos alunos do curso técnico em Administração, Roberta Silva Souza, Synnara Santos Maciel e do curso de Mecatrônica Sabrina Lima Vasconcelos e Olinto Alves da Rocha Neto, com a proposta Ciborgue e Appcolab.

O Ciborgue e Appcolab consiste em uma estratégia voltada ao setor industrial. A proposta é dividida em duas etapas, uma delas seria um robô que estaria presente nas entradas da empresa disponibilizando álcool em gel e também medindo a temperatura dos colaboradores, e a outra estratégia que tem relação com a primeira consiste num aplicativo, chamado de AppColab que seria uma ponte de comunicação entre o colaborar e sua gestão. A finalidade principal do App e do robô é manter o mesmo ritmo de produção, mas sempre frisando a saúde e bem-estar dos colaboradores.

As propostas apresentadas pelas equipes serão submetidas e avaliadas através da plataforma SAGA SENAI de Inovação.

As alunos e professores que tiverem as melhores ideias selecionadas para aplicação prática, receberão apoio técnico da equipe do SENAI Nacional, através de encontros virtuais, onde além de esclarecer dúvidas, eles trabalharão técnicas de design thinking, e receberão orientações sobre as ferramentas Pitch e Canvas.

“Vivenciamos um momento desafiador e é em períodos como esse que devemos propor ainda mais soluções criativas. A realização de um GP de Inovação mostra o quão é importante o trabalho em equipe, e como foi realizado de forma virtual estimulou ainda mais a criatividade dos participantes, pois agora não tínhamos apenas uma demanda para resolver, mais sim um grande desafio que foi superado com esforço e criatividade, ressaltou, Joselito Herculano, instrutor educacional do SENAI.

Esse foi o segundo GP virtual realizado por uma unidade operacional do SENAI PB, o primeiro foi realizado pelo Centro de Tecnologia do Couro e Calçado, e contou com a participação de 27 alunos e 03 instrutores. Até o fim desse ano, outras Unidades da Instituição realizarão o GP para ampliar o número de propostas para o enfrentamento à Covid – 19.

Outras informações poderão ser obtidas através do telefone: (83) 98885-0051.

Outras Notícias