CNI

App de realidade aumentada, SENAI facilita aprendizado de alunos do ensino técnico

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 25 de junho de 2020

Novidade reúne informações de mais de 20 cursos profissionais

Os profissionais e estudantes de nível técnico, em áreas ligadas à indústria, passarão a contar com um aplicativo de realidade aumentada (RA), capaz de fazer a conexão entre o mundo real com o conteúdo que está sendo ministrado. Oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (SENAI), a ferramenta busca facilitar o aprendizado de quem cursa o ensino profissional a partir de uma experiência mais interativa e dinâmica com a área de estudo.

“Ao usar o aplicativo de realidade aumentada, o profissional, ou futuro técnico, pode compreender melhor o funcionamento e a operação de equipamentos, como manusear as ferramentas, e como são os processos industriais. Isso tudo a partir da imagem presente no material didático, que faz a conexão com a imagem do app, na tela do celular”, explica Felipe Morgado, gerente-executivo de Educação Profissional do SENAI.

Os estudantes do SENAI já utilizavam aplicativos de RA com conteúdo restrito para cada área. Segundo docentes e instrutores do programa SENAI de Tecnologias Educacionais, além de facilitar o aprendizado e a memorização de conteúdo, o uso de RA na educação profissional também aumenta o engajamento dos estudantes dentro e fora de sala de aula.

Para ter acesso ao app, já disponível para Android e iOS, basta baixá-lo e, com a câmera do tablet ou do celular, fazer a conexão entre a imagem impressa do livro didático e a imagem mostrada no celular em três dimensões, com movimento, som e interação.

Ao interagir, são mostrados simuladores, equipamentos de combate a incêndio, sistemas de geração de energia elétrica, circuitos eletroeletrônicos, instrumentos de medição e vários outros. A observação e a interação com esses elementos ocorrem de maneira intuitiva, com significativa contribuição para o estudo e a aprendizagem.

Aplicativo é aberto para todos alunos e profissionais técnicos

Além de ex e atuais alunos de cursos técnicos do SENAI, o aplicativo também está disponível para profissionais que queiram se aperfeiçoar em alguma área, ou até mesmo relembrar algum conteúdo. “O profissional que quer se manter atualizado pode acessar nosso material didático na estante virtual do SENAI e baixar o app para ver em 3D o conteúdo”, explica Morgado.

Ele acredita que, por causa do período de isolamento social, ainda mais alunos e profissionais devem se interessar por baixar o aplicativo.“Nossos alunos sempre gostaram muito desse tipo de recurso, que, além de lúdico, facilita o aprendizado”, explica. “Agora, então, com o isolamento, e a necessidade do ensino à distância, qualquer medida que possa ajudar na compreensão dos conteúdos é bem vinda, ainda mais um app que contém informações de tantas áreas de profissões da indústria”.

Saiba mais sobre a realidade aumentada

Se você ainda não está familiarizado ao mundo RA, um exemplo bem presente no dia a dia de muita gente com filhos em idade escolar é o aplicativo do jogo Pokémon GO, no qual a criança, com celular na mão, pode procurar pokémons em ambientes abertos, como parques, campos e calçadas.

Aplicativos de RA também já são usados por empresas de maquiagem. A facilidade é a consumidora poder testar as cores dos produtos nela mesma, pelo celular, apenas apontando a câmera para o próprio rosto.

Como a tendência do mundo pós-covid ainda deverá ter restrições de contato, espera-se que a tecnologia RA seja cada vez mais utilizada, pelos mais diversos setores.