Compartilhar

CNI

Brasil Indústria: os destaques da semana são tecnologia, inovação e capacitação

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 20 de maio de 2022

Nesta semana, a indústria inova com cursos, projetos e muita oportunidade para trabalhadores! Vem conferir!


Nesta semana, a indústria investiu em educação, emprego, pesquisa e saúde dos trabalhadores. O Brasil Indústria, coluna semanal da Agência de Notícias da Indústria, traz toda sexta-feira as principais ações do que aconteceu na indústria dos estados. Vem conferir!

O principal destaque da semana foi na capacitação de trabalhadores, na educação dos jovens e no desenvolvimento profissional. O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) juntam esforços para proporcionar novas oportunidades de cursos, eventos, webinar e muito mais para colaboradores. 

No Instituto Euvaldo Lodi (IEL), as ações foram voltadas para aumento da empregabilidade e inserção de jovens e estudantes no mercado de trabalho. 

Carreira e relacionamento profissional na pauta de Pernambuco e Santa Catarina! 

O grupo de jovens empresários da FIEPE realizou a 2ª edição do encontro informal criado para promover, em clima happy hour, networking e geração de negócios. Participaram cerca de 30 empresários que tiveram a oportunidade de conhecer cases de sucessos, trocar cartões e acompanhar apresentações das empresas convidadas.

Na ocasião, o coordenador do grupo FIEPE Jovem, Rodrigo Veloso, apresentou a maior parte das ações encabeçadas pelo grupo, entre elas o Dia sem Imposto, que será realizado no dia 25 de maio, entre outras. “A ideia desse grupo é se fortalecer para quando for fazer novos negócios a gente priorize os participantes do grupo, para comprar, fornecer e gerar sinergia. Saiba mais na FIEPE!

Em Santa Catarina, a FIESC promove, na próxima quarta-feira (25), Dia da Indústria, o Fórum Reinventa-SC. O evento on-line integra a programação da Semana da Indústria e marca a nova fase do projeto Travessia. Inscreva-se no site da FIESC. 

No evento, os executivos apresentarão as transformações pelas quais suas respectivas empresas passaram ao longo destes dois anos, as estratégias adotadas, seus resultados e quais perspectivas estas companhias vislumbram para o futuro. A transmissão do fórum será feita no canal da FIESC no YouTube a partir das 9 horas. 


No Mato Grosso, mês da indústria terá fórum itinerante pra discutir desenvolvimento do setor

Para celebrar o Dia da Indústria, comemorado em 25 de maio, as instituições que integram o Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT, SENAI, SESI e IEL) realizam ao longo deste mês o Fórum da Indústria MT 2022. A programação será realizada na capital e no interior do estado, e contempla diversos eventos importantes para o setor, entre palestras sobre economia e gestão de pessoas, homenagens, inaugurações e ações culturais e socioambientais.

Para debater o cenário econômico e propor estratégias para enfrentar os desafios e as oportunidades, o economista Luís Artur Nogueira vai percorrer as cidades de Sinop (11/05), Cáceres (16/05) e Rondonópolis (19/05) para apresentar as tendências e possíveis soluções no atual cenário de retomada econômica. A programação também prevê visita às indústrias locais.

Projeto Cultura Digital chega ao DF, PB e SC

A Paraíba, o estado de Santa Catarina e o Distrito Federal foram escolhidos pelo Departamento Nacional do SENAI, para a implantação de forma pioneira do Projeto Cultura Digital. E na última quinta-feira (05/05), um grupo de colaboradores do SENAI Miriam Benevides Gadelha, na cidade de Sousa, participou de um Workshop de Cultura Digital, conduzido por Sinara Sant'Anna Celistre, que é gestora do Projeto Cultura Digital do SENAI Nacional.


“A cultura é uma produção humana, constituída por crenças e costumes. Por isso, para construirmos uma nova cultura escolar, no contexto da transformação digital, precisamos investir cada vez mais nas pessoas. Princípios e normas descritos em documentos não determinam a cultura de uma instituição, o que a define, de fato, são os valores, regras e papéis compartilhados espontaneamente no cotidiano escolar”, ressaltou Sinara Celistre, gestora nacional do Projeto.


A proposta do evento foi incorporar a aculturação digital estratégica no âmbito escolar das unidades da instituição. Participaram do Workshop, instrutores, coordenador administrativo, secretária escolar, bibliotecária, e analista de TI que atuam na unidade da instituição na cidade de Sousa. Confira todos os detalhes!

Tendências de mercado são discutidas em São Paulo

Representantes do SENAI-SP e do SEBRAE-SP compartilharam as novas tendências do mercado durante a segunda reunião da Câmara Temática do Conselho Superior da Micro, Pequena e Média Indústria (Compi) da FIESP. Em pauta, o empreendedorismo no presente e no futuro. “Há grandes mudanças ocorrendo no mundo e as indústrias têm de estar atentas às discussões globais”, enfatizou o professor e presidente do Compi, Luciano Coutinho, que deu como exemplo o carro elétrico, que já começa a se tornar realidade. Saiba mais detalhes na FIESP!

O presidente do Compi, Luciano Coutinho, enfatizou que é preciso se adaptar a tempo para as mudanças e citou o 5G e o carro elétrico como pontos de atenção

Encontro IEL de Estágio, Carreiras e Gestão faz parte da maior feira multissetorial do Nordeste!

Estudantes, professores, gestores de recursos humanos e empresários participam, no dia 26 de maio, do Encontro IEL de Estágio, Carreiras e Gestão 2022, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA), entidade do Sistema FIEMA.  

A iniciativa integra a programação da 4ª Expo Indústria Maranhão, maior feira multissetorial da indústria do Nordeste, que será realizada no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís. O tradicional encontro promovido pelo IEL está alinhado aos pilares da feira da indústria, e traz como temas esse ano sustentabilidade de carreiras no mundo digital.

A proposta do encontro, que já é realizado há mais de 15 anos na capital, é criar um ambiente de interação entre os centros de ensino, setor produtivo e a sociedade, apresentando as necessidades do cenário mercadológico atual, com o olhar tanto para o estagiário quanto para o empresário. 

Para se inscrever, basta entrar no site do IEL-MA

Rede SESI oferece certificação em inglês gratuitamente

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, portanto, obter títulos e certificações se torna um grande diferencial. Por essa razão, em novembro de 2021, o SESI, em parceria com a TOEIC Bridge, deu início ao Programa de Certificação Internacional em Língua Inglesa, no intuito de levar inovação ao currículo dos professores de toda a rede SESI de educação.

O projeto é disponibilizado gratuitamente e visa avaliar o idioma através de dois métodos: Listening (Escuta) e Reading (Leitura). A prova é separada em 100 questões que são respondidas conforme o que os candidatos escutam e leem. Um dos benefícios que a certificação internacional acrescenta para as escolas é o fortalecimento do corpo docente de Língua Inglesa, principalmente para os colaboradores da rede SESI que trabalham com o Ensino Bilíngue. Saiba os detalhes! 

Sim, nós somos multimídia!

Banco de Mídia da Indústria traz sonoras de porta-vozes, imagens em vídeo e fotos, e infográficos sobre os temas das pesquisas e de diversos assuntos de interesse da indústria. O acesso é gratuito, basta fazer uma breve inscrição.

Outras Notícias