Compartilhar

CNI

CNI adere ao Movimento Antene-se no apoio à ampliação à conectividade no Brasil

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 03 de maio de 2021

Movimento busca ampliação de infraestrutura de telecomunicações

Confederação Nacional da Indústria (CNI) aderiu ao Movimento Antene-se, uma coalizão de entidades de diversos setores da economia, que busca ampliar a instalação de infraestrutura de telecomunicações no Brasil.

Entre os temas para os quais se quer chamar atenção estão as mudanças na legislação necessárias para que se amplie a conectividade no país, as políticas públicas para fomentar a conectividade e os preparativos para que o Brasil aproveite ao máximo a revolução tecnológica do 5G.

“A infraestrutura de telecomunicações é fundamental para toda a indústria brasileira. A digitalização e a automação de processos são desafios tanto para a padaria que busca se conectar com seus fornecedores e clientes tornando-se mais produtiva, quanto para a mais sofisticada empresa de tecnologia. Mas, para que isso aconteça, estes dados precisam trafegar de antena em antena até chegar nos celulares, nos tablets até nas máquinas da linha de produção”, afirma a diretora de Relações Institucionais da CNI, Mônica Messenberg.

“O 5G precisa de cinco vezes mais antenas e o dobro de infraestrutura de suporte que o 4G, para cobrir a mesma área. O investimento em infraestrutura será da ordem de 6 bilhões de reais nos próximos quatro anos”, afirma Luciano Stutz, presidente da Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel).

“Mas, para que tudo isso aconteça, as leis sobre antenas de muitas das maiores cidades brasileiras precisam mudar. Elas são restritivas e estão fora de sintonia com as regras federais.”

Para marcar o lançamento do Antene-se, o movimento realiza nesta terça-feira (4), uma evento on-line, das 11h às 12h30, para discutir as principais barreiras à implantação dessa infraestrutura, seus efeitos e as medidas que podem ajudar a superá-las.

O evento contará com a participação do ministro das Comunicações, Fábio Faria, e do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Euler e será transmitido pelo site e pelo Facebook do Antene-se.

CNI adere ao Movimento Antene-se no apoio à ampliação à conectividade no Brasil

Conheça os integrantes do Movimento Antene-se

- Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel)

- Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O)

- Associação da Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom)

- Confederação Nacional da Indústria (CNI)

Conexis Brasil Digital (representa as principais operadoras de telecomunicações do Brasil: Algar Telecom, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo)

- Federação Nacional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática (Feninfra)

- Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicação Competitivas (TelComp)

Saiba mais: Lançamento do Movimento Antene-se

Data e horário: 4 de maio, das 11h às 12h30

Painelistas

- Fábio Faria, ministro das Comunicações

- Leonardo Euler, presidente da Anatel

- Aloysio Nunes Ferreira, presidente da São Paulo Negócios

- Renato Meirelles, Instituto Locomotiva

- Preto Zezé, presidente da Central Única das Favelas

- Luciano Stutz, presidente da Abrintel

Outras Notícias