CNI

CNI é destaque em ranking do Ministério da Economia sobre previsões fiscais

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 11 de setembro de 2019

Entidade ficou entre as instituições com melhores projeções

Confederação Nacional da Indústria (CNI) foi destaque no Podium das projeções do Prisma Fiscal, divulgado no início de setembro. Entre as 60 instituições participantes do ranking de curto prazo do Prisma Fiscal, a CNI ficou em 1º lugar nas projeções para a “Receita Líquida do Governo Central”.

A Confederação ocupou também o 3º lugar no ranking da “Arrecadação das Receitas Federais”, no período de fevereiro a julho de 2019. Ainda merece destaque a 10ª colocação nas projeções sobre “Despesa Total do Governo Central”.

Na prática, isso significa que a CNI se destacou entre as instituições com previsões mais acertadas para os dados fiscais divulgados pelo governo.

Com base em diversas instituições participantes (bancos, consultorias econômicas, etc.), o Prisma Fiscal funciona como um sistema de coleta de expectativas gerido pelo Ministério da Economia, com foco nas principais variáveis fiscais do Brasil – aquelas que dizem respeito a receitas e despesas.

O monitoramento da trajetória das contas públicas faz parte da rotina da CNI, uma vez que o quadro fiscal é determinante na evolução da economia do país e, por consequência, influencia o ambiente de operação das empresas industriais.